COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Vejas as regras do vestibular seriado da UPE, o SSA, por causa da covid-19

Assim como no Enem, os candidatos terão que usar máscaras durante aplicação das provas. Haverá álcool em gel para limpeza das mãos e sanitização das salas onde haverá testes

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/01/2021 às 11:40 | Atualizado em 11/01/2021 às 12:37
Notícia
X

Assim como no Enem, os estudantes inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) terão que realizar as provas usando máscaras para se protegerem da covid-19. A regra consta nos três manuais do candidatos referentes às três etapas do processo seletivo (SSA 1, SSA 2 e SSA 3). Ao todo há 63.465 candidatos. Os primeiros a fazerem as provas, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, serão os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. Os feras do 3º ano, ou seja, do SSA 3, terão avaliação em 4 e 5 de fevereiro.

Confira as regras implantadas no Enem 2021 para evitar contágio pelo novo coronavírus

UFPE vai modificar pesos e notas mínimas, no Enem, para Sisu 2021. UFRPE e UPE não terão mudanças

O manual informa também que a distribuição dos estudantes nas salas de realização das provas respeitará o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras. "Todos os participantes e envolvidos no certame devem usar obrigatoriamente máscaras, respeitar o distanciamento social e manter a higienização necessária para evitar contaminações, como a limpeza das mãos, por exemplo", destaca o documento, no item referente às normas de biossegurança.

"Seguiremos todo o protocolo de biosseguraça elaborado pela Secretaria Estadual de Educação. Isso vai ser respeitado. A divisão de prédios, a quantidade de pessoas que vão trabalhar, a sanitização das salas, a higiene, todos os protocolos serão seguidos", assegura o pró-reitor de graduação e presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.

Conforme o cronograma informado nos manuais do candidato, o detalhamento das regras durante a realização do vestibular seriado será feito na próxima sexta-feira (15), quando haverá divulgação dos cartões de inscrição dos três processos seletivos. Ernani ressalta que a UPE tem responsabilidade e seguirá todos os procedimentos necessários para evitar a contaminação da covid-19.

No SSA 1 estão inscritos 26.347 estudantes. Para o SSA 2 são 22.836 e para o SSA 3 há 14.282 candidatos. Veja algumas das regras informadas pela comissão do vestibular:

USO DE MÁSCARAS

* O uso de máscara facial de proteção, industrial ou caseira, é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca.

* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada duas horas. 


ACESSO AOS PRÉDIOS

* Tanto na entrada como na saída dos locais de aplicação das provas não será permitido aglomeração. Portanto, o candidato nesses dois momentos deve se abster de conversas em grupos e períodos de espera com distanciamento inferior a 1,5 metros entre os candidatos e colaboradores envolvidos. Nesta direção, não são permitidos cumprimentos como abraços e apertos de mãos.

* Em caso de necessidade, poderão ser utilizados termômetros para aferição de temperatura em sala de aula.


LANCHES E ÁGUA

* Está permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual, bem como o uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.


LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

* Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. Esses prédios foram devidamente checados e atendem os protocolos, inclusive, quanto ao número de pessoas circulantes durante a realização das provas.

* Será disponibilizado, em todas as salas, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Mas caso o candidato ache necessário, também poderá portar recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. Não será permitido, em hipótese alguma, portar outro tipo de álcool ou antisséptico para higienização das mãos.

* O uso de banheiros será controlado pela equipe de colaboradores, estando condicionado aos protocolos de higienização vigentes


QUEM ESTIVER DOENTE

* Durante a aplicação das provas

- Candidatos que apresentem qualquer sintomatologia referente à covid-19 durante a realização das provas serão conduzidos à sala específica, em cada prédio, e realizarão as provas em condições semelhantes aos demais candidatos sob a fiscalização dos colaboradores e orientação dos profissionais de saúde participantes da aplicação de provas.

* Antes da realização das provas

- Caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame de biologia molecular (RT-PCR) positivo nos últimos 14 dias que antecedem a prova deve solicitar regime especial de provas, seguindo as instruções do manual do candidato. Como descrito neste manual, não há reaplicação de provas.

Tags

Autor