COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFPE vai modificar pesos e notas mínimas, no Enem, para Sisu 2021. UFRPE e UPE não terão mudanças

É importante saber os pesos e notas mínimas cobrados pelas universidades para otimizar o resultado no Enem

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/01/2021 às 18:42 | Atualizado em 07/01/2021 às 18:48
Notícia
X

Candidatos que farão o Enem e pretendem concorrer a vagas de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos aos pesos e notas mínimas exigidas pelas universidades para cada curso. Essas informações são importantes para que, na hora das provas, o vestibulando invista mais naquelas disciplinas que farão a diferença no seu resultado final. O Enem tradicional será nos dias 17 e 24 de janeiro e digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Em Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa que deve ter novidades para o Sisu 2021, com mudanças em pesos e notas mínimas. Segundo a diretora de gestão acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Kátia Cunha, haverá ajustes, mas ela não adiantou em quais graduações. A previsão é publicar a resolução sobre o assunto até o início de fevereiro. Falta o aval do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Outra novidade é o curso de fonoaudiologia, que terá acréscimo de vagas (atualmente são 30).

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) serão mantidas as mesmas regras do Sisu 2020, de acordo com a pró-reitora de ensino de graduação, Socorro Oliveira. A universidade não adota notas mínimas, apenas aplica pesos. Significa que os candidatos podem se basear nas informações do termo de adesão do Sisu 2020 para saber quais as provas mais importantes conforme o curso que escolherem para se inscrever no Sisu 2021.

A Universidade de Pernambuco (UPE) também manterá as mesmas regras do Sisu 2020 para o Sisu deste ano, assegura o pró-reitor de graduação, Ernani Martins. Diferentemente da UFPE e UFRPE, na universidade estadual não há aplicação de pesos, o que quer dizer, na prática, que todas as provas do Enem têm a mesma importância para todos os candidatos, independentemente do curso que eles optarem.

A UPE define apenas nota mínima: é preciso tirar pelo menos 400 na redação e 350 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem (linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática). Quem tirar abaixo disso leva ponto de corte.

CRONOGRAMA

O calendário do Sisu 2021 não foi ainda divulgado, mas sabe-se que as inscrições só vão acontecer após a divulgação das notas individuais do Enem 2020, previstas para saírem no dia 29 de março. Mais de 120 universidades e institutos públicos disponibilizaram vagas na primeira edição do Sisu do ano passado, totalizando cerca de 237 mil vagas, sendo 15 mil em Pernambuco.

Para se inscrever no Sisu é preciso ter feito o Enem e não zerar a redação. De Pernambuco participam UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão. As universidades ainda não assinaram os termos de adesão ao Sisu 2021, estão aguardando orientações do Ministério da Educação.

 

Tags

Autor