ENSINO SUPERIOR

Prouni 2021: Pernambuco tem mais de 5 mil bolsas de estudo disponíveis na primeira seleção do programa

As bolsas que serão ofertadas na primeira seleção deste ano já podem ser consultadas na página do Prouni

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 11/01/2021 às 18:46 | Atualizado em 11/01/2021 às 18:57
Notícia
X

Estudantes interessados em se inscrever na primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021 já podem consultar as bolsas que serão ofertadas nessa edição do programa. Em Pernambuco, estarão disponíveis mais de 5 mil bolsas. As inscrições para o Prouni terão início na terça-feira (12) e seguem até a sexta-feira (15). 

A consulta das bolsas disponíveis pode ser feita por meio da página do Prouni. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral ou parcial), modalidade (presencial ou a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Das vagas ofertadas em Pernambuco, 2.298 são de bolsas integrais, enquanto as 3.013 restantes são de bolsas parciais. No Recife, são ofertadas bolsas em 83 cursos, em Olinda, os estudantes podem escolher entre 31 cursos, já em Jaboatão dos Guararapes, 33 cursos abriram vagas por meio do programa.

Requisitos

O programa de acesso ao ensino superior oferece bolsas de estudo integrais e parciais em diversas instituições particulares de ensino. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para se inscrever, o candidato também precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. O estudante que tiver zerado a redação não poderá se candidatar. Nesta edição do Prouni, serão utilizadas as notas do Enem de 2019, já que o resultado do Enem de 2020 será publicado em data posterior ao processo seletivo, por conta do adiamento das provas.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada na condição de bolsista integral. A condição é válida tanto para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.

Pessoas com deficiência, professores da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica e que integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública também podem concorrer as bolsas do programa. Para professores da rede pública, não exigido limite de renda.

Cronograma

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro. O Prouni também oferece outras oportunidades para que os candidatos concorram às bolsas de estudo, a 2ª chamada e a lista de espera do programa. Quem quiser conferir o cronograma completo, poderá consultar a página do programa.

Tags

Autor