COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sem aulas por causa do coronavírus, feras aproveitam a web para estudar para o Enem

Canais do Youtube, videoconferências, perfis no Instagram e sites são boas opções para vestibulandos não perderem tempo e continuarem estudando para o Enem

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 19/04/2020 às 0:00 | Atualizado em 19/04/2020 às 20:11
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Sem aulas na rede estadual, a vestibulanda de medicina Fernanda Ramos usa o celular, em casa, para estudar para o Enem - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Sem aulas presenciais há 32 dias, em Pernambuco, por causa da pandemia do novo coronavírus, vestibulandos que vão encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontram em sites, canais do Youtube, perfis do Instagram e videoconferências formas de manterem os assuntos das provas em dia. As ferramentas já faziam parte da rotina da maioria dos estudantes, mas com o isolamento social, uma das medidas para conter o avanço da doença, os estudantes passaram a ter mais tempo em casa para aproveitar os conteúdos do mundo virtual.

As provas tradicionais, no modelo impresso, estão marcadas para 1º e 8 de novembro. O exame digital, novidade deste ano, foi remarcado para 22 e 29 de novembro (antes seria em 11 e 18 de outubro). Mas sexta-feira a Justiça Federal de São Paulo determinou adequação "do calendário e do cronograma do Enem à realidade do atual ano letivo", já que as aulas estão suspensas em todos os Estados do País . A decisão é liminar (provisória). O Ministério da Educação diz que vai recorrer. Mas independentemente de quando a avaliação vai ocorrer, o importante neste momento, para os feras, é manter o foco na preparação para os testes.

É o que está fazendo a estudante Jéssica Ângela da Silva, 18 anos. Habituada a passar o dia no colégio, de segunda à sexta-feira, agora seu local de estudo é a cozinha de casa. Para não estudar sozinha, ela criou, junto com um amigo da Escola de Referência em Ensino Médio Escritor José de Alencar, que fica no bairro de Maranguape, em Paulista, no Grande Recife, o projeto Estude Comigo.

"Assim que suspenderam as aulas, começamos a fazer lives no Instagram. A gente conta como está estudando porque tem colegas que não sabem por onde começar. Também debatemos algum assunto, tentamos tirar dúvidas. Convidamos alguns professores. Os que toparam fazem lives também durante a nossa transmissão", explica Jéssica, fera de educação física. "Foi uma maneira de nos incentivar a continuar estudando e estimular outros amigos", destaca Jéssica. Ela também tem acompanhado as aulas do projeto Educa-PE, da Secretaria Estadual de Educação, que diariamente transmite videoaulas pela televisão.

FILMES E LIVROS

Oficialmente de férias - professores e alunos da rede privada de Pernambuco tiveram o descanso de julho antecipado para abril - Isabella Lacerda, 16, continua estudando todos os dias, mas diminuiu um pouco a carga. Revisa os assuntos, faz exercícios, acessa canais no Youtube.

"Até março havia aulas online do colégio todas as manhãs. Este mês parou por causa das férias. Estou acordando mais tarde. Não deixei de estudar, são 4h a 5h por dia, porém tenho descansado também porque em julho não haverá mais pausa. Vamos emendar até o Enem", afirma Isabella, aluna do Colégio Equipe.

Ela diz que uma boa forma de conciliar lazer e estudos tem sido ler os livros e assistir aos filmes sugeridos pela comissão do vestibular no programa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Concorrente de medicina, Isabella vai tentar conquistar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE). Um dos livros que leu foi a Farra da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna.

GRATUITO

Para ajudar os vestibulandos durante a quarentena, sites e docentes liberaram o conteúdo que normalmente é pago ou restrito. A estudante Fernanda Evelyn Ramos, 16, da Erem Joaquim Nabuco, que fica no bairro de São José, está aproveitando 30 aulas de biologia que o professor Fernando Beltrão disponibilizou num grupo aberto do Facebook.

A dificuldade dela, no entanto, é o acesso a internet, nem sempre fácil. "Não tenho computador. Uso o celular quando preciso estudar online. Mas às vezes acabam os créditos. Minha sorte é que uma vizinha deixa eu usar a internet dela", explica Fernanda. "Acesso sites que não são pagos e que os professores da escola ou amigos sugerem", conta.

João Correia, que ensina geografia, coloca semanalmente uma videoaula no seu Instagram. "Escolho pelo menos um tema por semana. Inclusive os alunos podem sugerir o assunto da semana seguinte. Sempre usei minhas redes sociais de forma colaborativa. Antes mesmo da quarentena do coronavírus, produzia conteúdo aberto para os vestibulandos. São mais de 40 horas de aulas disponíveis gratuitamente, com acesso de estudantes do Brasil todo", relata o professor pernambucano.

SSA DA UPE

As datas das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE) ainda não foram divulgadas. Mas o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, assegura que o processo seletivo vai acontecer, mas não sabe quando. Neste modelo de avaliação, os alunos fazem a seleção em três etapas, ao final de cada série do ensino médio. Metade das vagas da instituição, 1.740, é preenchida pelos aprovados no SSA.

"Precisamos observar o tempo pedagógico da escola. O SSA é uma avaliação que acompanha a assimilação do conteúdo a cada ano do estudante. Não podemos desconsiderar isso", diz Ernani. "A seleção está mantida, mas temos que esperar para saber quando as aulas voltarão", ressalta o pró-reitor. Nos últimos anos, as inscrições foram realizadas entre junho e julho e as provas em novembro e dezembro.

Algumas mudanças na avaliação, que estavam sendo discutidas pela UPE com escolas privadas e Secretaria Estadual de Educação, é que podem não ser implementadas este ano. "Vamos repensar", diz Ernani.

PROGRAME-SE

Veja algumas sugestões de sites e canais com conteúdo aberto para ajudar os feras a se prepararem para o Enem em casa

De Pernambuco

Biologia
Acesse, no Facebook, o grupo A Máquina Humana. Lá o professor Fernando Beltrão, mais conhecido como Fernandinho, disponibilizou 30 aulas de fisiologia humana. Também um arquivo com 400 questões

Inglês
Também no Facebook da Máquina Humana há um link para aprender inglês por meio de textos e questões de biologia. É o projeto Inglês de Médico, voltado para vestibulandos que desejam ingressar em medicina

Redação e Português
No Youtube, a professora Fernanda Bérgamo dá preciosas dicas para fazer um bom texto na prova de redação do Enem

Geografia e história
O professor João Correia aborda diversos assuntos em videoaulas disponíveis no Instagram @jocacorreia. É um por semana. Os alunos podem, inclusive, escolher os temas das aulas

Do Brasil

* Todas as disciplinas

O Stoodi de Portas permite acesso gratuito a videoaulas de todas as disciplinas e exercícios com correção em vídeo enquanto as aulas estiverem suspensas por causa da pandemia

* Pelo Youtube

Física

* Canal Física, do professor Marcelo Boaro

Biologia

* Biologia Total, com o professor Paulo Jubilut
* Kennedy Ramos
* Samuel Cunha

Matemática
* Equaciona, com o professor Paulo Pereira

Química
* Química com G, com o professor Gustavo Dias

Português e redação
* Professor Noslen

História do Brasil
* Buenas ideias, com o professor e pesquisador Eduardo Bueno

Assuntos diversos
* Nerdologia, enfoca ciências, tecnologia e história de assuntos culturais

 

 


Comentários

Últimas notícias