COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem teve 6,1 milhões de inscritos. Taxa deve ser paga até esta quinta-feira

Inep divulgou número preliminar de inscritos. Mas essa quantidade deve mudar porque inscrição só é validada após o pagamento da taxa. Prazo para pagar acaba hoje

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/05/2020 às 15:31 | Atualizado em 28/05/2020 às 17:36

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a aplicação da prova impressa e 101.100 para a versão digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Prazo para se inscrever acabou quarta-feira (27). Taxa deve ser paga até esta quinta-feira (28).

Os números são preliminares porque nem todo inscrito realiza o pagamento da taxa. Somente depois de consolidar todos os valores é que haverá a confirmação do número final de candidatos. Por isso o Inep divulgará novo balanço dos inscritos confirmados para a prova e esse número certamente vai variar.

As provas continuam sem datas definidas para realização. Deverão ocorrer em dezembro ou janeiro de 2021. Inicialmente seriam em novembro, mas após muita pressão, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram adiar o exame por causa da pandemia do novo coronavírus. A definição das novas datas passará por consulta aos inscritos, em junho deste ano. Conforme o Inep, a ideia é que os participantes escolham o melhor período.

PERFIL

O Inep informa que do total de inscritos, 65% concluíram o ensino médio em anos anteriores, 23% são concluintes e 12% são "treineiros", geralmente estudantes da 1ª ou 2ª série do ensino médio. 

Ainda conforme o instituto, o percentual de 23% dos concluintes representa 1.406.323 inscritos. Desses, 81,7% (1.149.759) estão matriculados atualmente em escolas públicas, número 11,2% maior do que o registrado em 2019. Esses dados são indicados pelos próprios participantes na hora da inscrição.

A maioria dos 6,1 milhões de inscritos (87%) não precisou pagar a taxa do exame. Nesta edição, quem se enquadrou nos critérios de isenção previstos nos editais foi contemplado automaticamente, sem a necessidade de fazer a solicitação no sistema. Para os demais, a cobrança é de R$ 85, mesmo valor do ano passado.



EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 13 de abril - FOTO:EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
O Enem já foi adiado uma vez por causa da pandemia - FOTO:LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias