perfil

Saiba quem é Carlos Alberto Decotelli, novo ministro da Educação

Decotelli foi anunciado como novo ministro da Educação nesta quinta-feira (25)

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 25/06/2020 às 16:57 | Atualizado em 25/06/2020 às 17:10
REPRODUÇÃO/FNDE
Decotelli saiu do MEC no dia em que tomaria posse - FOTO: REPRODUÇÃO/FNDE

Na tarde desta quinta-feira (25), Carlos Alberto Decotelli foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como o novo ministro da Educação. Ele assume a pasta, após Abraham Weintraub deixar o cargo para assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington (EUA).

>> Bolsonaro escolhe Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação

>> Weintraub deixa o Ministério da Educação e confirma convite do Banco Mundial

Decotelli é o terceiro ministro a assumir o ministério. Antes dele, Weintraub permaneceu no cargo por 14 meses e, Ricardo Vélez Rodríguez, por pouco mais de três meses. 

Na publicação em que anunciou a nomeação, Bolsonaro destacou o currículo de Decotelli. 

- Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. - Decotelli é...

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Quinta-feira, 25 de junho de 2020

Oficial da reserva da marinha, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas, doutor em administração financeira pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

O novo ministro foi nomeado, em fevereiro de 2019, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele ficou no cargo até agosto e depois passou para Secretária de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. 

No site da FNDE diz que Decotelli "atuou durante toda a transição de governo do presidente Jair Messias Bolsonaro junto à equipe do Ministério da Educação, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)", além de descreve-lo como "financista, autor de livros e professor". 

Ainda segundo o FNDE, Decotelli, ao longo de sua carreira acadêmica, "acompanhou de perto os desafios da educação como um todo, acumulando vasta experiência na área".

Comentários

Últimas notícias