O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, principal indicador de qualidade da educação brasileira, foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação. Dados mostram que o ensino médio do Brasil teve, desde 2005, o maior salto no índice, apesar de não ter alcançado a meta prevista. Já Pernambuco obteve a terceira melhor colocação no ensino médio entre as redes estaduais de ensino, comparado com restante do País, com média 4,4, empatado com o Paraná. Em primeiro lugar está Goiás, com 4,7, e em segundo, Espírito Santo, com 4,6.
- Brasil avança no Ideb, mas apenas ensino fundamental cumpre meta. Veja Ideb de Pernambuco
- Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005, segundo o Ideb. Veja notas de Pernambuco
- Escolas só devem ficar fechadas se não houver outra alternativa, dizem OMS, Unicef e Unesco
- Pernambuco tem o 3º melhor Ideb 2019 do País, no ensino médio, na rede estadual
Anos iniciais
Anos finais
Já no ensino fundamental, Pernambuco ficou com média de 5,5 nos anos iniciais, sendo 5,1 na rede pública; 5 na rede estadual e 6,5 na rede privada. Já nos anos finais a média foi 4,8, sendo 4,5 na rede pública; 4,7 na rede estadual e 6 na rede privada. Contando apenas as redes municipais nos anos iniciais do ensino fundamental, Panelas, Bonito e Machados foram os melhores municípios, com notas 7.6, 7.1 e 7.1, respectivamente. Recife ficou na posição 70, com nota 5.2. Os com menores notas foram Bodocó, Barreiros e Mirandiba, com 3.8, 3.8 e 4, respectivamente.
Já nos anos finais, também para as redes municipais, a cidade com melhor avaliação foi Bonito, com 6.8, seguido de Barra de Guabiraba e Ibimirim, ambos com 6.2. Nesta categoria, Recife aponta como 45º lugar, com nota 4.8. Com as piores avaliações, ficaram Pombos, Amaraji e Santa Maria do Cambucá, com 3.2, 3.2 e 3.4, respectivamente. Confira abaixo a tabela:
Comentários