Educação

"Pernambuco vive momento adequado para retomada de aula presencial", diz infectologista

Profissional de saúde faz avaliação sobre protocolo que deve ser seguido pelas escolas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/09/2020 às 18:12 | Atualizado em 17/09/2020 às 18:20
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Funcionários de escolas protestaram no Centro do Recife pelo retorno das aulas presenciais em Pernambuco - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Com os avanços no plano de convivência com à Covid-19 em Pernambuco e a retomada gradual de alguns setores, o momento ideal para a volta das aulas presenciais vem sendo questionado. Na última terça-feira (15), o Governo do Estado decidiu prorrogar pela sétima vez o decreto que suspendeu as aulas presenciais em março. A proibição foi renovada até o dia 22 de setembro, com exceção da Ilha de Fernando de Noronha que já possui autorização para realizar o retorno gradual a partir da próxima terça-feira (22).

Em julho, o protocolo que deverá ser seguido pelas escolas foi estabelecido. As determinações incluem o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os estudantes e trabalhadores em educação, estabelecendo a possibilidade de que, dependendo do espaço físico da instituição de ensino, o número de alunos por turma seja reduzido e o rodízio de alunos implementado. Outras medidas como a limpeza frequente do ambiente e a colocação de itens de higiene como álcool em gel em locais acessíveis para os alunos também deverão ser observadas.

Para o infectologista Filipe Prohaska, as escolas possuem uma vantagem em relação ao comércio. “Na escola você consegue controlar quantas pessoas vão, estabelecendo um sistema híbrido e um rodízio de alunos, de uma forma que você não tenha o número máximo de alunos presencialmente. Uma forma de garantir um tripé importante nessa retomada: o uso de máscaras, distanciamento social e limpeza e sanitização dos ambientes."

Outros fatores devem ser avaliados antes da retomada, “se você tem uma queda dos números de casos graves e maior controle da doença, esse é o melhor momento”, afirma o infectologista. O médico destaca que no caso de Pernambuco, é importante observar que o plano de convivência não sofreu regressão em nenhum momento. Prohaska considera que o estado está no “momento mais adequado, só tivemos avanço em relação ao plano de convivência, chegou a hora de avançarmos mais uma vez”.

Responsável por realizar consultoria em algumas escolas da rede privada do estado, o infectologista listou os momentos que exigirão maior atenção na retomada. “O uso da máscara e quando trocá-la, como agir no recreio e na entrada e saída das aulas”, afirmou Prohaska. Para minimizar os riscos, as escolas deverão estabelecer horários diferentes para entrada e saída de alunos, recreio, aumento no distanciamento no momento da troca da máscara e um cuidado especial no reabertura das cantinas. O objetivo é evitar aglomerações e diminuir o risco de que as crianças sejam infectadas.

O médico observou que a maior dificuldade enfrentada pelos estabelecimentos de ensino é relacionada a sanitização dos ambientes. “Existe uma necessidade de reaprender a limpar os espaços como um todo”, acrescentou. Buscando cumprir o protocolo estabelecido, algumas escolas precisaram desativar salas que não permitiam o distanciamento social efetivo ou a ventilação necessária. Na tentativa de compensar a perda desses espaços, quadras esportivas deverão ser utilizadas para garantir a segurança dos alunos.

Prohaska destaca que, segundo a OMS, não será possível trabalhar com 100% de segurança até agosto de 2022. Segundo a Organização Mundial da Saúde, responsável por estabelecer os protocolos a serem seguidos para o retorno das aulas presenciais, é somente nessa data que, com uma segunda dose da vacina e imunização de rebanho, os riscos deverão ser zerados.

Comentários

Últimas notícias