ENSINO TÉCNICO

Pernambuco anuncia data para processo seletivo e quatro novas escolas técnicas

Inscrições para o processo seletivo iniciam já nesta quinta-feira (5)

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 04/11/2020 às 16:44 | Atualizado em 04/11/2020 às 19:03
Reprodução
As quatro novas escolas técnicas ficam no Grande Recife e no Agreste do Estado - FOTO: Reprodução

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (4) a entrega de quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), que já devem começar a funcionar no início de 2021, ofertando novos cursos em áreas como cultura, saúde, audiovisual e ampliando o acesso de outros ligados à área de tecnologia. Com as quatro novas unidades, o Estado atinge a marca de 50 ETEs. A gestão anunciou ainda as datas do processo seletivo, cujas inscrições iniciam nesta quinta-feira (5). 

>> Observou descumprimento no protocolo de retorno às aulas presenciais em Pernambuco? Saiba como proceder

>> Veja escolas do Grande Recife que já registraram casos de covid-19 entre alunos ou professores

A primeira nova unidade é a Escola Técnica Estadual (ETE) Chico Science, que está em fase de conclusão das obras e funcionará em Rio Doce, Olinda, na Região Metropolitana da capital. Lá serão ofertados os cursos técnicos em nutrição e dietética e farmácia. "São cursos muito importantes para a nossa rede, ampliando a área da saúde. É a primeira vez que teremos curso técnico de farmácia", destacou Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco. 

As novidades se estendem a estudantes que querem se profissionalizar na área de cultura. A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Alfredo Freyre, localizada em Água Fria, Zona Norte do Recife, agora vira ETE, sendo a primeira escola técnica de artes e cultura da rede. Por lá, serão oferecidos os cursos técnicos em artes visuais e teatro. "Essa unidade foi escolhida, além de ter uma boa estrutura, por estar inserida em uma região da cidade de forte presença da nossa cultura. Fica próximo à Bomba do Hemetério, onde existe uma grande efervescência cultural", justificou o secretário. A unidade de ensino contará com um teatro e uma midiateca.

A terceira nova unidade também aproveitará a estrutura de uma Erem, desta vez uma das mais tradicionais da rede estadual, o Ginásio Pernambucano. A unidade da Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área Central do Recife, passará a ofertar em 2021 os cursos técnicos em tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas. "Diante da proximidade com o polo de tecnologia do Bairro do Recife, com o Porto Digital, estamos inserindo essa escola dentro do projeto de ampliação do acesso aos cursos ligados à tecnologia, com objetivo de ofertar novas oportunidades a estudantes", afirmou Fred Amâncio. 

O Agreste do Estado também foi contemplado com as mudanças. A Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho será inaugurada nas dependências da instituição de mesmo nome, que já existe no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. A partir de 2021, os alunos poderão cursar os técnicos em produção de áudio e vídeo e rádio, TV e internet. Os dois são cursos novos da rede. 

Processo seletivo

Ao todo, são 8.445 vagas ofertadas no processo seletivo para a modalidade integrada, na qual os estudantes cursam o ensino médio ao mesmo tempo em que o curso técnico. As vagas são para 26 cursos técnicos em 37 municípios pernambucanos. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (5) e seguem até 16 de novembro, exclusivamente pela internet através do site www.educacao.pe.gov.br.

As provas, que serão realizadas remotamente devido à pandemia do novo coronavírus, estão marcadas para acontecerem entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito no momento da inscrição. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro e as matrículas vão de 9 a 15 de dezembro. 

Pernambuco tem mais de 62,5 mil estudantes matriculados em escolas técnicas em todo o Estado. Ao todo, são 114 polos presenciais e de educação à distância, distribuídos em 67 municípios pernambucanos.

Interrompidas em março com a chegada da pandemia a Pernambuco, as aulas presenciais nas ETEs foram retomadas no dia 21 de outubro para estudantes do 2º e 3º anos e no último dia 3 para estudantes do 1º ano. Na rede pública, as aulas presenciais estão autorizadas apenas para o ensino médio. 

Comentários

Últimas notícias