COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Justiça nega recurso da Defensoria da União e mantém Enem nas datas previstas

A decisão foi tomada em um recurso apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU). Provas do Enem tradicional serão nos próximos dois domingos

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 14/01/2021 às 15:58 | Atualizado em 14/01/2021 às 16:05
Notícia
X

Rayssa Motta

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), sediado na capital paulista, manteve nesta quinta-feira, 13, a liminar da Justiça Federal em São Paulo que negou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas da avaliação, no modelo tradicional, estão previstas para os próximos dois domingos (dias 17 e 24). O Enem digital será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A decisão foi tomada em um recurso apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU). O órgão alega que a realização da prova neste momento pode agravar o quadro da pandemia no Brasil e oferece risco aos alunos. A posição é compartilhada por especialistas em saúde.

No entanto, na avaliação do desembargador Antonio Carlos Cedenho, responsável pela sentença, um novo adiamento do vestibular atrasaria o calendário das universidades e, com isso, prejudicaria a 'continuidade do ensino superior no País'.

"A suspensão do exame levará à desestabilização da educação básica e do ensino superior, em prejuízo das deliberações tomadas, do planejamento de realização da prova, dos programas de governo, de cunho assistencial e afirmativo (SISU, PROUNI, FIES e cotas sociais e raciais), e da vontade de parte significativa do corpo discente", diz um trecho do despacho.

O magistrado observou ainda que a prova vem cercada de todas as medidas sanitárias nos moldes recomendados pelas autoridades de Saúde.

"O Ministério da Educação adquiriu todos os itens necessários para a redução de risco de contaminação pela covid-19 nas salas e imediações e prevê aos alunos deveres sanitários condizentes, sob pena de cancelamento do exame", escreveu o desembargador.

Tags

Autor