COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sem vestibular devido à pandemia, IFPE abre inscrição gratuita para processo seletivo no dia 25, com 4.830 vagas

Interessados vão concorrer a 4.830 vagas em 97 cursos técnicos e superiores em 16 cidades de Pernambuco. Uma das novidades é a gratuidade na taxa de inscrição

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/01/2021 às 10:35 | Atualizado em 21/01/2021 às 18:28
Notícia
X

Alterada às 11h15 para correção de informação

Interessados em concorrer a 4.830 vagas em 97 cursos técnicos e superiores ofertados pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo a partir da próxima segunda-feira (dia 25) até 21 de fevereiro. Devido à pandemia de covid-19, o vestibular no modelo tradicional não será realizado. Por isso não haverá aplicação de provas. O preenchimento das vagas será com a nota do Enem ou o histórico escolar do candidato. Para o ano letivo de 2021, houve um aumento de 115 vagas.


Para os cursos técnicos integrados (quando o aluno cursa o técnico e o ensino médio ao mesmo tempo), a seleção vai fazer a análise do currículo do estudante, observando as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental, exclusivamente nas disciplinas de matemática e português. O resultado do 9º ano não será considerado com a justificativa de não prejudicar estudantes no último ano que tiveram as aulas paralisadas por conta da pandemia.

Já nos cursos técnicos subsequentes (há apenas a formação técnica pois o aluno já tem ensino médio completo) serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do ensino médio também nessas duas disciplinas. Não vai usar o desempenho do estudante no 3º ano porque ele ainda pode estar cursando (há anos letivos ainda em andamento devido à pandemia de covid-19) ou também para não prejudicar os jovens que tiveram aulas suspensas por causa do coronavírus.

Nos cursos superiores, a nota do Enem pode ser usada. Basta o candidato escolher o boletim de desempenho referente aos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. Significa que os estudantes que estão participando do Enem 2020, cujas provas de matemática e ciências da natureza ainda serão aplicadas no próximo domingo (dia 24), não poderão participar do processo seletivo do IFPE escolhendo essa opção de seleção.

Para quem não tem nota do Enem entre 2015 e 2019, a alternativa é se inscrever na seleção que vai usar o resultado do histórico escolar. Serão observadas as notas do estudante em português e matemática durante o seu ensino médio.

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, ressalta que essa opção de processo seletivo poderá justamente ser a escolhida para os jovens que concluíram o ensino médio em 2020 e que não participaram do Enem em anos anteriores. Na seleção dos cursos superiores, a oferta de vagas será dividida igualmente entre as duas opções (Enem e histórico escolar).

EXCEÇÃO

O pró-reitor de ensino, Assis Leão, informa que o preenchimento das vagas dos cursos superiores no câmpus Recife não vai considerar o histórico escolar dos candidatos. Ou seja: para concorrer às 230 vagas ofertadas na capital pernambucana, o estudante só poderá participar da seleção com a nota do Enem.

COTAS

Do total de vagas, 60% são para o sistema de cotas destinado a quem estudou em escola pública. Desse universo há subcotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas. Há ainda uma cota para moradores da zona rural que vão disputar cursos com vocação agrícola.

O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas.  Na Região Metropolitana há unidades no Recife, Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Paulista. No interior do Estado a instituição está presente nos municípios de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

A previsão é que o ano letivo 2021 comece a partir de 16 de março (as datas variam de acordo com cada unidade acadêmica). O resultado do processo seletivo sairá em 15 de março.

MÚSICA

Os candidatos aos cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, terão uma etapa a mais no processo seletivo. Eles deverão enviar um vídeo, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, que também vai ser componente no preenchimento das vagas. 

DÚVIDAS

Os candidatos poderão esclarecer dúvidas referentes ao processo de ingresso pelo e-mail [email protected] ou diretamente nos campi onde concorrerão à vaga. Em cada uma das unidades, há telefones e e-mails de contato, além dos dias e horários específicos para atendimento presencial. 

 

Distribuição das vagas

Técnicos integrados
26 cursos
1.399 vagas

Técnicos subsequentes
45 cursos
2.367 vagas

Proeja
1 curso
35 vagas

Superiores
25 cursos
1.029 vagas

Tags

Autor