COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UPE realiza seleção de quatro escolas de Aplicação sexta-feira. Veja as regras

Candidatos devem usar máscaras, salas terão capacidade reduzida e haverá álcool em gel para limpeza das mãos. Regras valem também para as provas do vestibular seriado

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 20/01/2021 às 2:05
Notícia
ACERVO PESSOAL
DEDICAÇÃO Pedro Xavier fará a prova para entrar na turma do 6º ano - FOTO: ACERVO PESSOAL
Leitura:

Na próxima sexta-feira (22), 4.085 crianças e adolescentes participam da seleção para estudar em quatro escolas de Aplicação vinculadas à Universidade de Pernambuco (UPE) localizadas nas cidades de Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. Na disputa estão 332 vagas, sendo 252 para a 6ª série do ensino fundamental e 80 para o 1º ano do ensino médio.

Defensoria pede para adiar provas de matemática e ciências da natureza do Enem

Pernambuco abre 15 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

É um dos primeiros concursos públicos realizado presencialmente pelo Estado, este ano, em meio à pandemia de covid-19. Por isso haverá regras de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e salas com ocupação de até um terço da capacidade. Os espaços também serão sanitizados antes e após os testes.

A comissão organizadora tranquiliza pais dos candidatos e os concorrentes. "Somos uma universidade que produz ciência e que está acompanhando de perto a covid-19. Temos responsabilidade e vamos seguir todos os protocolos sanitários. Também acompanhamos os vestibulares da Unicamp e da Fuvest e dialogamos com essas comissões para troca de experiência", ressalta o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.

As mesmas regras que vão ser adotadas na seleção das escolas de aplicação serão aplicadas no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que reunirá 63.465 candidatos em três fases (provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro para SSA 1 e SSA 2 e 4 e 5 de fevereiro para SSA 3). "É importante que haja a colaboração dos pais para evitar aglomerações na entrada e na saída dos prédios", pede Ernani.

Candidatos do SSA 1 e SSA 2 da UPE já podem consultar locais de provas

No vestibular seriado da UPE, candidato com covid-19 fará prova isolado

Para evitar tumulto, o acesso aos locais de provas será liberado às 7h30, ou seja, 1h30 antes do fechamento dos portões, previsto para 9h. O exame vai das 9h15 às 12h15, com saída liberada a partir das 11h15.

"Para garantir o distanciamento social nas salas vamos usar 19 prédios, número bem maior que o da edição de 2019, quando foram cinco prédios. Em cada sala haverá 15 ou 20 candidatos, dependendo do tamanho", observa o pró-reitor.

No ensino fundamental foram registradas 2.665 inscrições. Outros 1.420 candidatos disputarão as vagas disponíveis no ensino médio. Os quatro colégios são: Escola de Aplicação do Recife; Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata; Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns; e Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, em Petrolina.

O QUE É PERMITIDO

Ernani lembra que todos devem usar máscara durante as provas. "Pode inclusive levar mais de uma para trocar", ressalta. "Os estudantes também podem levar lanche e água. Lembro que onde houver bebedouro o uso será proibido. Se quiserem, os candidatos também estão autorizados a levar álcool em gel a 70%", explica.

Nas salas onde houver ar condicionado, os equipamentos não serão ligados. Portas e janelas vão permanecer abertas. O participante não irá escolher o local em que vai sentar para responder as provas. "Teremos lugar marcado, com os candidatos ordenados pela inscrição", informa o presidente da comissão do vestibular.

Pedro João Xavier da Silva, 11 anos, fará a seleção para o 6º ano da Escola de Aplicação do Recife. Durante essa semana, ele está fazendo provas de anos passados. Pedro participou do concurso do Colégio Militar do Recife, em outubro. "Só não gostei porque ficou quente, foi muito calor pois não ligaram o ar condicionado", conta Pedro. "Estou tranquilo para a Escola do Recife. Aprendi tudo que tinha que aprender", afirma o estudante.

Pai de Pedro, o engenheiro Petrônio João da Silva, 43, diz que foi importante a experiência da seleção no Militar para dar tranquilidade em relação aos protocolos de segurança da covid-19. "O bom é que lá podemos visitar o local de prova na véspera e ver na prática todas as regras", diz Petrônio.

CONCORRÊNCIA

A Escola de Aplicação da UPE no Recife registrou o maior número de inscrições (51% dos candidatos do ensino fundamental e 57% do ensino médio). A unidade é que tem as vagas mais disputadas. Para o 6º ano a concorrência é de 87,93 candidatos por vaga no sistema de cotas e 4,26 no sistema universal. Para o 1º ano do ensino médio, há 49 estudantes por vaga nas cotas e 147 pelo sistema universal. Veja aqui a concorrência completa.

Veja as principais regras e orientações da UPE:


LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

* Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. Esses prédios foram devidamente checados e atendem os protocolos, inclusive, quanto ao número de pessoas circulantes durante a realização das provas.

* Será disponibilizado, em todas as salas, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Mas caso o candidato ache necessário, também poderá portar recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. Não será permitido, em hipótese alguma, portar outro tipo de álcool ou antisséptico para higienização das mãos.

* O uso de banheiros será controlado pela equipe de colaboradores, estando condicionado aos protocolos de higienização vigentes


ACESSO AOS PRÉDIOS

* Tanto na entrada como na saída dos locais de aplicação das provas não será permitido aglomeração. Portanto, o candidato nesses dois momentos deve se abster de conversas em grupos e períodos de espera com distanciamento inferior a 1,5 metro entre os candidatos e colaboradores envolvidos. Nesta direção, não são permitidos cumprimentos como abraços e apertos de mãos.

* Em caso de necessidade, poderão ser utilizados termômetros para aferição de temperatura em sala de aula.


USO DE MÁSCARAS

* O uso de máscara facial de proteção, industrial ou caseira, é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca.

* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada 2 (duas) horas.


LANCHES E ÁGUA

* Está permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual, bem como o uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.


QUEM ESTIVER DOENTE

* Durante a aplicação das provas

- Candidatos que apresentem qualquer sintomatologia referente à covid-19 durante a realização das provas serão conduzidos à sala específica, em cada prédio, e realizarão as provas em condições semelhantes aos demais candidatos sob a fiscalização dos colaboradores e orientação dos profissionais de saúde participantes da aplicação de provas.

* Antes da realização das provas

- Caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame de biologia molecular (RT-PCR) positivo nos últimos 14 dias que antecedem a prova deve solicitar regime especial de provas, seguindo as instruções do Manual do Candidato. Como descrito neste manual, não há reaplicação de provas.

 

Comentários

Últimas notícias