COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Para quase 100 mil jovens, maratona do Enem ainda vai começar com provas digitais

O novo Enem digital será realizado nos próximos dois domingos, dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Em Pernambuco há 2.822 candidatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/01/2021 às 19:20 | Atualizado em 24/01/2021 às 19:22
Notícia
X

Para um universo de 96.086 estudantes, a maratona do Enem ainda vai começar. Eles farão as provas no modelo digital, novidade na edição 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Será um piloto, por isso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só abriu 100 mil vagas para todo o País. Em Pernambuco foram liberadas 3 mil vagas, sendo 2 mil para Recife, 500 para Caruaru (Agreste) e 500 para Petrolina (Sertão). Mas houve, no Estado, 2.822 inscritos.

No Enem Digital, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade participarão das provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal. O Inep ressalta que "do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões, com vídeos, infográficos e até com a lógica de games", afirma o órgão.

Devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodolodia usada no Enem, é posssível que todas as edições do exame tenham o mesmo nível de dificuldade. No Enem digital, apenas a redação será escrita em papel. As demais provas serão respondidas direto nos computadores dos locais de aplicação.

 

Tags

Autor