COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Encerradas as provas do Enem 2020, expectativa agora é pelas notas, previstas para março

Com a nota do Enem, candidatos podem concorrer a vagas em mais de cem universidades públicas, por meio do Sisu. Gabaritos serão liberados na próxima quarta-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/01/2021 às 18:32 | Atualizado em 24/01/2021 às 18:46
Notícia
X

Acabou às 18h30 deste domingo o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a realização dos testes de matemática e ciências da natureza. Os candidatos tiveram 5h para responder 90 questões. Os gabaritos das quatro provas objetivas será divulgado na próxima quarta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas individuais serão liberadas em 29 de março.

Candidatos que fizeram provas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, um dos locais com mais inscritos no Enem na capital pernambucana, relataram que o nível dos testes foi mediano. Alguns se queixaram da extensão dos textos das questões. Comentaram também que havia menos estudantes nas salas, se comparado com o domingo passado, primeiro dia do Enem, quando houve abstenção recorde no País, 51,5%.

"Quando assinei a ata percebi muitos nomes sem assinatura. E observando a sala também deu para notar havia menos gente. Achei ruim porque não houve qualquer orientação dos fiscais em relação ao distanciamento. Podia sentar em qualquer lugar, mesmo que fosse vizinho de outra pessoa", comentou Yuri Gonçalves, 18 anos. Ele esperava fazer mais cálculos em ciências da natureza. "Caiu mais teoria", disse o jovem, que fez o Enem apenas para testar seus conhecimentos. Yuri acabou o ensino médio em 2019 e abriu uma barberaria ano passado.

"A prova de matemática foi puxada, mas gostei. O Enem poderia simplicar mais, fazer enunciados não tão grandes. São muitos textos às vezes, quando poderia ser mais objetivo. Também gostei de ciências da natureza", afirmou Davi Cabral, 18, fera de ciências aeronáuticas. Ele fará as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), nos dias 4 e 5 de fevereiro. "Só paro de estudar quando acabar o SSA", disse.

Para Laís Raquel Alves, 17, as duas provas foram difíceis. "Consegui desenrolar mais em matemática", explicou Laís. Ex-aluna de escola pública, ela disse que foi difícil estudar ano passado, em plena pandemia, com aulas remotas. "Até metade do ano a maioria dos professores mandava atividades. Depois formamos um grupo e as aulas passaram a ser online, o que melhorou, mas não foi o ideal", lamentou a vestibulanda de fisioterapia.

ENEM DIGITAL

Para 96.096 estudantes, a maratona do exame será nos próximos dois domingos (31 de janeiro e 7 de fevereiro), com a aplicação do novo modelo de exame, o digital.

Um terceiro grupo de estudantes, incluídos os participantes do Amazonas e os que adoeceram do novo coronavírus em todos os Estados, se juntará aos candidatos que cumprem medidas socioeducativas e detentos para fazerem as provas em 23 e 24 de fevereiro, quando está programada a reaplicação do Enem.

REAPLICAÇÃO

Os inscritos que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante a aplicação do exame poderão solicitar reaplicação. O pedido deverá ser feito esta semana, entre essa segunda-feira (25) até sexta-feira (29), pela Página do Participante. É nesse mesmo local que o candidato deverá consultar o resultado da solicitação. Inep informa que os casos serão julgados, individualmente

Pessoas que não compareceram ao segundo dia de aplicação, em virtude do diagnóstico de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, também poderão solicitar a participação na reaplicação das provas. O Inep receberá e analisará esses pedidos, como previsto em edital.

SISU

Com a nota do exame, candidatos podem concorrer a vagas em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo coordenado pelo Ministério da Educação e que substitui o vestibular em quase todas as instituições públicas federais de ensino superior do País.

Com o Enem é possível também disputar bolsas em faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, ou pedir ajuda para pagar as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas a primeira edição do Prouni já aconteceu este mês e a do Fies será em fevereiro. Os participantes deste Enem terão que esperar a segunda edição dos programas para se inscreverem, o que deve ocorrer na metade do ano.

O que fazer com a nota do Enem

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação. O Sisu geralmente tem duas edições no ano. A primeira delas ocorre em janeiro, mas neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o programa será adiado. Ainda não foi divulgada a data de realização do processo seletivo, mas a expectativa é que seja em abril. De Pernambuco, participam as três universidades federais - UFPE, UFRPE e Univasf - e a estadual UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para jovens que estudaram em escola pública. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50% da mensalidade). É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas objetivas. A seleção das bolsas da primeira edição do ProUni deste ano já ocorreu e usou as notas do Enem 2019. Uma segunda edição deve acontecer no meio do ano

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por faculdades privadas. Para as vagas deste semestre, as inscrições serão de terça-feira (26) até sexta-feira (29). O candidato tem que no Enem obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Vestibulares em faculdades particulares

A maioria das faculdades privadas usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As regras dependem de cada instituição

Graduação em Portugal

Atualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada universidade define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

 

Tags

Autor