COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem digital, neste domingo, terá quase 3 mil candidatos em Pernambuco

No Estado haverá provas em apenas três cidades: Recife, Caruaru e Petrolina. Candidatos terão provas de redação, linguagens e ciências humanas neste domingo

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/01/2021 às 7:16
Notícia
X

Enquanto 2,4 milhões de candidatos já concluíram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e agora esperam as notas, previstas para saírem no final de março, um grupo de 93.217 estudantes topou participar da novidade da versão 2020 do exame, a avaliação digital. Essas pessoas terão provas nos próximos dois domingos (dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro).

Serão também quatro testes objetivos, cada um com 45 questões, e uma redação. Apenas a dissertação deverá ser escrita no papel, como aconteceu no Enem tradicional. As demais provas vão ser respondidas em computadores instalados em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Por ser uma experiência piloto, o Inep delimitou em 100 mil a quantidade de vagas no País. Para Pernambuco foram abertas 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru (Agreste) e 500 em Petrolina. Mas nem todas foram preenchidas. No Estado, o Enem digital terá 2.822 candidatos.

Na capital pernambucana há 22 locais de provas, em Caruaru são 17 e em Petrolina, 11, segundo a coordenação da Polícia Militar de Pernambuco que cuida da segurança do exame. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo, cedeu cinco laboratórios de informática (três dos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino, o Niates, e dois do Centro de Ciências Exatas e da Natureza).

As regras são as mesmas do Enem tradicional. Os portões abrirão às 11h30 e fecharão às 13h, com início do exame às 13h30. Amanhã os candidatos terão 5h30 para escrever a redação e responder as provas de linguagens e ciências humanas. No domingo seguinte serão 5h para testes de matemática e ciências da natureza. A saída é liberada a partir das 15h30.

É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (não pode carteira de estudante). Para fazer a redação é exigida caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Participantes e fiscais devem usar máscara todo o tempo.

“Preferi esperar primeiro para ver como seriam as provas do Enem impresso, se seriam mais conteudistas ou de interpretação. Por isso escolhi o Enem digital pois a aplicação aconteceria depois. Também porque teria mais tempo para estudar”, diz o estudante Gabriel Albertin, 17 anos, que conclui o ensino médio na Erem Sizenando Silveira, em Santo Amaro, área central do Recife.

“Espero que dê tudo certo, que não haja problemas com os computadores”, comenta o adolescente. Ele não sabe ainda a profissão que vai seguir. Fará o exame na Faculdade Esuda, também em Santo Amaro.

As notas dos candidatos do Enem digital também serão divulgadas no final de março (dia 29).

Tags

Autor