COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Notas do SSA 1 e SSA 2 só sairão no final de maio

Candidatos saberão a média geral e o desempenho deles em cada disciplina. Mas só concorrem às vagas da UPE quando concluírem o SSA 3

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/02/2021 às 18:41 | Atualizado em 01/02/2021 às 18:45
Notícia
X

Somente no final de maio os estudantes que participaram da primeira e da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) saberão as notas que tiraram. A aplicação das provas do SSA 1 e SSA 2, iniciada domingo, acabou nesta segunda-feira, com testes de biologia, química, história, geografia e sociologia.

"Por enquanto não há previsão de antecipar a data de divulgação das notas, prevista para 31 de maio. Vamos primeiro focar no SSA 3, com os candidatos do 3º ano, pois eles ocupam vagas. Também na seleção das nossas quatro escolas de aplicação", explica o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

Apenas quando se inscreve para o SSA 3 é que o estudante informa o curso que pretende concorrer. A UPE destina, atualmente, metade das vagas de graduação, 1.740, para o SSA. A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

Caso algum estudante discorde de algum gabarito oficial ele pode ingressar com recurso até 23h59 de quarta-feira (03). O processo é digital. Ele deve acessar o link disponibilizado no sistema de inscrição, na página virtual do processo de ingresso (www.processodeingresso.pe.gov.br). 

Ernani Martins avaliou como tranquila a aplicação das provas, nos dois dias, mesmo com todas as novas regras que precisaram ser seguidas, por causa da pandemia de covid-19, como uso de máscaras e distanciamento maior entre os candidatos. 

Para 14.282 candidatos do SSA 3, as provas serão quinta e sexta-feira (dias 4 e 5). Os inscritos devem imprimir seus cartões de inscrição. O documento, disponível no site do processo seletivo, informa o local em que o vestibulando realizará os testes.

NOTA

Na composição final da média do seriado, as notas do SSA 1 e SSA 2 valem, respectivamente, 30% cada uma. O SSA 3 equivale a 40% do resultado geral. Cada etapa soma cem pontos. No SSA 1 e no SSA 2 todas as questões têm o mesmo valor, independentemente da disciplina.

Como o candidato responde 90 questões (considerando os dois dias), cada quesito vale 1,111. Somente um quesito da prova de português valerá 1,121. Essa questão mais valiosa é escolhida aleatoriamente pela comissão, mas normalmente é aquela que mais jovens acertam.

Para saber a nota final, basta multiplicar o total de acertos por 1,111. Considere que se o estudante acertar a tal questão de português, ela valerá 1,121.

 

Tags

Autor