COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Abstenção do primeiro dia do SSA 3 é quase o dobro do último concurso

Candidatos fizeram provas, nesta quinta, de redação, português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Exame continua nesta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/02/2021 às 15:15 | Atualizado em 04/02/2021 às 15:17
Notícia
X

A abstenção do primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 da Universidade de Pernambuco (UPE), nesta quinta-feira (04), foi de 17,2%. Significa que 2.457 estudantes faltaram, de um universo de 14.283 inscritos. O índice é quase o dobro do registrado no primeiro dia de provas do SSA 3 da última edição, realizada em novembro de 2019, quando a taxa foi de 9,4% (1.206 ausentes de um total de 12.828 candidatos).

A avaliação começou às 8h15 e terminou às 12h45. Os vestibulandos responderam questões das disciplinas de português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Também escreveram uma redação com o tema "A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas". Segundo a comissão do vestibular, não houve registro de eliminação por porte de celular.

Nesta sexta-feira (05), segundo e último dia de provas, os feras terão testes de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Como ocorreu no SSA 1 e no SSA 2, aplicados domingo e segunda-feira passados, os gabaritos só serão liberados após o término da seleção.

No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação. A escolha pelo curso só é feita no SSA 3.

A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

CONCORRÊNCIA

Os três cursos mais concorridos no SSA 3, pelo sistema universal, são medicina, na unidade de Serra Talhada, no Sertão, com 36,63 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, no Recife, com 35,20 candidatos por vaga e, em terceiro lugar aparece medicina, no câmpus de Garanhuns, no Agreste, com 34,63.

Entre os cotistas, as três graduações mais procuradas pelos egressos de escola pública foram, respectivamente, medicina em Serra Talhada (51 feras por vaga), odontologia em Arcoverde (39,50 inscritos por vaga) e enfermagem em Petrolina (31,25 concorrentes por vaga).

Tags

Autor