COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A importância do SUS é o tema da prova de redação do SSA 3 da UPE

Candidatos do SSA 3 da UPE fazem a redação no primeiro dia de provas, nesta quinta-feira. Há testes também de português, matemática, língua estrangeira e filosofia

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/02/2021 às 9:09 | Atualizado em 04/02/2021 às 11:27
Notícia
X

"A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas" é o tema da redação do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 da Universidade de Pernambuco (UPE). Os 14.282 candidatos terão, até 12h45 desta quinta-feira, que escrever um texto com até 30 linhas. 

Os estudantes também vão responder 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Na sexta-feira, último dia do SSA 3,  as provas são de biologia, química, física, história, geografia e sociologia, com um total de 58 quesitos.

Na prova de redação, antes do tema, há uma foto e um texto de apoio. Nele há um trecho de uma reportagem de Roberta Jansen no jornal O Estado de São Paulo publicada em 23 de novembro do ano passado, com uma citação de um pró-reitor da USP em que ele diz o seguinte:

"A ciência brasileira se desenvolveu muito. Nos últimos cinco anos, o Brasil vem aparecendo como o 13º país
que mais publicou artigos científicos e revisões de pesquisa”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa da USP,
Sylvio Canuto. “Neste ano, em um período de oito meses, os pesquisadores brasileiros conseguiram
melhorar sua performance no caso específico da covid-19.”

O texto de apoio da prova de redação informa ainda que "o Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição Federal de 1988, para atender ao mandamento constitucional que classifica a saúde como um direito de todos e dever do Estado, regulado pela Lei nº. 8.080/1990. A partir da sua criação, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal gratuita, financiada com recursos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em conformidade com o artigo 195 da Constituição".

Para Fernanda Bérgamo, professora de português e redação, o tema escolhido não é desconhecido ou inesperado, no entanto, é a primeira vez que a banca elaboradora apresenta um assunto de forma tão objetiva.

"A temática da redação da UPE sempre foi centrada em conteúdos mais reflexivos e subjetivos. Desta vez, não só tomou um caminho diferente na escolha do assunto a ser abordado, como também apresentou um texto de apoio baseado em uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo. Nos últimos anos, a UPE ilustrava suas temáticas com trechos de música, poesia e história em quadrinhos e agora apresentou - generosamente - um texto que acalmou o candidato e o ajudou a não só compreender a importância do SUS, mas também apontou caminhos para a discussão da proposta", explicou. 

Ainda segundo ela, o tema proposto é um grande presente ao vestibulando, já que durante a pandemia do novo coronavírus foi quase impossível um estudante não ter escutado sobre a importância do Sistema Único de Saúde. "Na apresentação temática “A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas”, o aluno já teria os caminhos para desenvolver a sua opinião: levantar a discussão geral - a importância do SUS - desenvolvendo o impacto na pesquisa e na qualidade de vida da população. Hoje, mais do que nunca, eu sou toda elogios para a banca elaboradora da UPE", completou Bérgamo. 

Tags

Autor