Mesmo sendo grupo prioritário, não há previsão ainda de vacinação contra covid-19 para professores no Brasil
Docentes e demais profissionais de educação integram o 19º grupo definido pelo Ministério da Saúde. Em Pernambuco, a campanha está vacinando o 11º grupo, idosos entre 70 e 74 anos
Ainda não há data para início da vacinação contra covid-19 em professores e demais profissionais de educação em todo o País. Eles foram incluídos nos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde, dentro do plano de imunização contra a doença, porém não há previsão de quando começarão a ser vacinados. No total, são 29 grupos.
Em Pernambuco, atualmente, o grupo que está sendo imunizado é o 11º, referente aos idosos com idades entre 70 e 74 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Os trabalhadores em educação do ensino basico integram o grupo 19º e os do ensino superior o 20º. O avanço da imunização grupo a grupo varia em cada Estado e em cada cidade pois depende do universo de pessoas a serem vacinadas.
- Ministro da Educação reforça pedido para que professores sejam vacinados
- Até 28 de março, devido à covid-19, aulas serão apenas remotas nas escolas de Pernambuco
- Bolsonaro veta lei que dá a estudantes acesso gratuito à internet
- Famílias acionam Ministério Público Federal para impedir sorteio para preencher vagas no Colégio de Aplicação da UFPE
Um card de uma escola particular do Recife está circulando nas redes sociais e acabou confundindo algumas pessoas, que acharam que já havia vacina para os professores. Mas independentemente de não haver data, a categoria pode, no Recife, realizar o cadastro pelo Conecta Recife e depois aguardar que comece a vacinação. Quando o agendamento for liberado, as pessoas serão informadas.
Vale destacar que o cadastramento pode ser realizado por qualquer morador da capital pernambucana que tenha interesse em ser vacinado contra a covid-19. Na cidade, o grupo que está sendo imunizado atualmente é o de pessoas com 64 anos ou mais.
Nas escolas da rede estadual de Pernambuco são cerca de 33.500 professores, entre efetivos e temporários. A rede privada tem aproximadamente 18 mil docentes, segundo o sindicato dos donos de escolas. Já o sindicato dos professores das escolas particulares diz que são entre 20 mil e 28 mil. Na rede municipal de Recife há 6.818 profissionais da educação.
COMPRA
No dia da abertura do ano letivo 2021 da rede municipal do Recife, em 4 de março, o prefeito João Campos informou que a intenção da Prefeitura do Recife é comprar cerca de 200 mil doses de vacina, por meio do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos. Caso isso ocorra, os trabalhadores da educação serão incluídos na primeira etapa do Plano Recife Vacina. E as doses, conforme a Secretaria Municipal de Educação, serão para atender docentes também de outras redes do Recife e não apenas das escolas municipais.