COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrição para participar de sorteio de vagas do Colégio de Aplicação da UFPE começa dia 26 de março

Devido à pandemia, colégio decidiu não aplicar provas de seleção este ano. Sorteio será dia 22 de abril, com transmissão pelo Youtube da UFPE

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 23/03/2021 às 18:45 | Atualizado em 23/03/2021 às 18:49
Notícia
X

Começam na próxima sexta-feira (26) e vão até 11 de abril as inscrições para candidatos que desejam participar do sorteio para preenchimento de 65 vagas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Devido à pandemia de covid-19, a escola decidiu este ano suspender a prova de seleção e ocupar as vagas mediante sorteio público programado para ocorrer no dia 22 de abril, a partir das 15h, com transmissão pelo Youtube da UFPE.

Os nomes dos sorteados serão divulgados no site Seleção CAp, após às 18h deste mesmo dia. Um grupo de pais contrário ao modelo adotado pelo colégio este ano ingressou com queixa no Ministério Público Federal. Também pretende ingressar na Justiça para impedir o sorteio e manter a prova de seleção.

Para participar do sorteio haverá cobrança de uma taxa de inscrição no valor de R$ 35. São 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental, uma para o 7º ano e uma para o 8º ano. Para o ensino médio há seis vagas no 1ª ano e apenas uma no 2ª ano. O edital com todo o cronograma e as regras foi divulgado nesta terça-feira (23).

Metade das vagas é para livre concorrência e metade para alunos oriundos de escolas públicas. Para concorrer à reserva de vagas, é preciso: para o 6º ano, ter cursado integralmente o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) em escolas públicas; e para a 1ª série do ensino médio, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental I e II em escolas públicas.

A UFPE ressalta que a ordem será definida por sorteio eletrônico, mas ser sorteado não representa garantia de vaga ao estudante, caso ele não atenda aos requisitos do edital. Para participar do processo seletivo o candidato deverá estar, em 2021, cursando o mesmo ano/série que pleiteia no certame; ou ter concluído em 2020 o ano/série imediatamente anterior ao pleiteado. Também é preciso atender ao limite de idade máxima e informar RG e CPF.

SORTEIO

O sorteio acontecerá em sessão pública, na presença da Comissão de Seleção e convidados um representante da Associação de Pais do Colégio de Aplicação, um representante do Grêmio Estudantil, um membro do corpo técnico-administrativo, um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), um representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), um representante do Gabinete do Reitor e três responsáveis legais de três diferentes candidatos inscritos no certame.

O processo de inscrição e seleção dos responsáveis legais interessados em acompanhar o sorteio presencialmente será informado no site Seleção CAp após a divulgação da relação final das inscrições homologadas para o sorteio no dia 19 de abril. Caso não haja responsáveis legais interessados, o sorteio acontecerá na presença dos demais representantes, sem qualquer prejuízo ao processo. Todos os representantes deverão, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção individual e seguir as demais orientações sanitárias.

O processo de seleção será exclusivamente por sorteio público eletrônico e virtual, com transmissão ao vivo conduzida pela Superintendência de Comunicação da UFPE, através da Diretoria de Comunicação, pelo canal oficial da UFPE no YouTube. A transmissão ficará gravada e poderá ser acessada a qualquer tempo pelo interessado. O sorteio público eletrônico e virtual será realizado no dia 22 de abril, a partir das 15h. Os nomes serão divulgados no site Seleção CAp, após às 18h do mesmo dia.

ISENÇÃO

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida aos candidatos cujo responsável legal comprove insuficiência de recursos para arcar com o pagamento, conforme estabelece o Decreto n° 6.593/2008. O interessado deverá requerer o benefício, de sexta-feira (26) até domingo (28), via site Seleção CAp. A relação dos candidatos que solicitaram a isenção será divulgada na segunda-feira (29). (Com informações da Ascom da UFPE)

Tags

Autor