Educação

Saiba como calcular o peso da nota no Enem para os cursos da UFPE

Notas do Enem foram divulgadas nessa segunda-feira (29)

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 30/03/2021 às 11:12
Notícia
ASCOM/BOMBEIROS
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - FOTO: ASCOM/BOMBEIROS
Leitura:

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nessa segunda-feira (29), começou a maratona dos feras pernambucanos para conquistar uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em janeiro, a UFPE divulgou os pesos do exame nos cursos oferecidos e as notas mínimas que os candidatos devem atingir nas provas, o que equivale ao ponto de corte.

Veja a maior e a menor nota dos aprovados no Sisu 2020 na UFPE

Veja a maior e a menor nota do Enem 2020 nas quatro provas objetivas

No Sisu, cada universidade define as notas mínimas que o candidato tem que tirar em cada uma das cinco provas objetivas do Enem, assim como os pesos de cada teste. Dessa maneira, a instituição de ensino considera a "importância" das áreas do conhecimento que julgar mais pertinentes com a graduação escolhida pelo aluno.

Para o curso de Medicina, por exemplo, a prova com maior peso é a de ciências da natureza, com peso 3. As notas mínimas para o curso são 450 em redação, 450 em matemática, 500 em linguagens, 450 em ciências humanas e 500 em ciências da natureza. Redação e linguagens são as provas com maior peso para o curso de Direito, com peso 3 cada. A pontuação mínima em direito é 600 em redação, 350 em matemática, 500 em linguagens, 500 em ciências humanas e 350 em ciências da natureza.

Confira os pesos e notas mínimas da UFPE:

Como calcular notas do Enem

Para ingressar nas faculdades pelo Sisu ou pelo Prouni, as médias é que são observadas, e não cada nota separadamente. Dependendo do curso que você escolher e da faculdade onde o realizará, cada área do conhecimento tem um peso, ou seja, umas podem valer mais do que outras. A nota que você tirou em matemática, por exemplo, pode ter peso 2 ou 3 em um tipo de curso e valer menos, com peso 1, para outra graduação.

Para calcular a nota do Enem, é preciso somar as notas das cinco áreas de conhecimento e dividir por cinco. Assim você terá a média simples da nota. Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente. Em seguida, divida pela soma dos pesos e você terá a média simples da nota do Enem.

O Blog Beduka fez um quadro de exemplo baseado no cálculo para facilitar a vida dos feras; confira:

REPRODUÇÃO /BEDUKA
Cálculo da nota com pesos - REPRODUÇÃO /BEDUKA

 


REPRODUÇÃO /BEDUKA
Cálculo da nota com pesos - FOTO:REPRODUÇÃO /BEDUKA

Comentários

Últimas da Coluna

Últimas notícias