Saiba como calcular o peso da nota no Enem para os cursos da UFPE
Notas do Enem foram divulgadas
Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nessa quinta-feira (9), começa a maratona dos feras pernambucanos para conquistar uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A UFPE divulga os pesos do exame nos cursos oferecidos e as notas mínimas que os candidatos devem atingir nas provas, o que equivale ao ponto de corte.
No Sisu, cada universidade define as notas mínimas que o candidato tem que tirar em cada uma das cinco provas objetivas do Enem, assim como os pesos de cada teste. Dessa maneira, a instituição de ensino considera a "importância" das áreas do conhecimento que julgar mais pertinentes com a graduação escolhida pelo aluno.
A UFPE é a única que adota, no Sisu, tanto pesos como notas mínimas. Na próxima edição do Sisu (2023), serão ofertadas 7.012 vagas em 105 graduações. É a mesma quantidade disponibilizada no Sisu deste ano (5.522 vagas para o câmpus Recife, 430 vagas para Vitória de Santo Antão e 1.060 vagas para Caruaru).
Haverá mudança em pesos e ponto de corte em sete graduações: arquitetura, biomedicina, ciências contábeis, teatro, licenciatura em física e direito no Recife. E licenciatura em pedagogia em Caruaru.
Em direito, o ponto de corte aumentou para as provas de matemática (era 350, passou para 400), linguagens (de 500 para 550) e ciências da natureza (era 350 e foi para 400). Os pesos estão iguais ao do Sisu 2022.
Como calcular notas do Enem
Para ingressar nas faculdades pelo Sisu ou pelo Prouni, as médias é que são observadas, e não cada nota separadamente. Dependendo do curso que você escolher e da faculdade onde o realizará, cada área do conhecimento tem um peso, ou seja, umas podem valer mais do que outras.
A nota que você tirou em matemática, por exemplo, pode ter peso 2 ou 3 em um tipo de curso e valer menos, com peso 1, para outra graduação.
Para calcular a nota do Enem, é preciso somar as notas das cinco áreas de conhecimento e dividir por cinco. Assim você terá a média simples da nota. Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente. Em seguida, divida pela soma dos pesos e você terá a média simples da nota do Enem.
O Blog Beduka fez um quadro de exemplo baseado no cálculo para facilitar a vida dos feras; confira: