EXAME

Candidatos relatam dificuldade para acessar notas do Enem 2020

Nas redes sociais, muitos candidatos reclamaram da situação. Uns com bastante bom humor, outros nem tanto

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Vanessa Moura

Publicado em 29/03/2021 às 19:35 | Atualizado em 29/03/2021 às 22:47
Notícia
X

Atualização às 22h45.

A página de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 apresenta instabilidade de acesso no início da noite desta segunda-feira (29). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia informado que os resultados poderiam ser obtidos a partir das 18h, mas os candidatos estão relatando dificuldades para ingressar na plataforma. Muitos afirmam nas redes sociais que sequer conseguem acessar a página do Inep.

Nas redes sociais, muitos internautas reclamaram da situação. Uns com bastante bom humor, outros nem tanto. Confira:

Para Camilla Goes, que mora e estuda em Boa Viagem, no Recife, a situação beira a falta de consideração com os candidatos. Ela conta, em conversa com a reportagem do JC, que tenta acessar a plataforma há cinco horas. "Todos os meus amigos de sala de aula não estão conseguindo acessar. Isso é um descaso com os estudantes. O governo nem pra ter uma plataforma que preste, por mais que tenha muita gente acessando, mas existem tantas prioridades e a educação é sempre a última pra este governo", disse.

As notas individuais do Enem podem ser usadas para ter acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A terceiranista estuda no Colégio GGE e quer usar sua nota do Enem para ingressar em alguma universidade no curso de Medicina. A ansiedade para saber o resultado do exame, no entanto, vai continuar até que o sistema do Inep normalize. "Estou prevendo que só vou conseguir entrar amanhã ou depois".

De acordo com União Nacional dos Estudantes (Une), por conta dos atrasos e da lentidão do sistema, muitos estudantes estão se organizando para utilizar a hashtag #CadeANotaInep no Twitter, cobrando ao Instituto uma solução rápida para o problema. 

Em nota, o Inep informou que segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pela plataforma, cerca de 45% dos candidatos conseguem acessar ao portal normalmente, enquanto o restante "enfrenta dificuldades devido à lentidão do sistema".

Além disso, o Instituto afirmou que o problema está sendo resolvido. "Os especialistas da empresa já identificaram a causa do problema e estão empenhados a solucionar a situação até o fim da noite. A previsão é que o sistema esteja completamente reestabelecido até meia-noite".

Acesso às notas

Acesse https://enem.inep.gov br/participante/#!/

No chat, clique em "Página do Participante - Entrar com gov.br"

Digite seu CPF, clique em "Avançar" e digite sua senha. Clique em "Entrar".

Na próxima página você deve selecionar qual edição do Enem deseja consultar, caso tenha prestado a prova mais de uma vez.

Tags

Autor