COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Apenas escolas particulares de Pernambuco poderão voltar com aulas presenciais no dia 5 de abril

Na rede estadual a volta será a partir de 19 de abril. As escolas das redes municipais poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de 26 de abril, com definição de calendário de acordo com cada prefeitura

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 31/03/2021 às 16:08 | Atualizado em 31/03/2021 às 18:46
Notícia
X

Atualizada às 17h40

Somente as escolas da rede privada de Pernambuco poderão voltar às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (05). E mesmo assim, o retorno será dividido em duas etapas. A partir desta data poderão ir presencialmente alunos da educação infantil e das cinco séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Na segunda-feira seguinte, dia 12 de abril, estarão liberados os estudantes das séries finais do fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio.

A rede privada de ensino, no Estado, tem cerca de 400 mil alunos, 2.400 escolas e 18 mil docentes, segundo o Sindicato as Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe).

Devido ao agravamento da pandemia de covid-19, as aulas presenciais para educação básica e ensino superior, público e privado, foram suspensas em 18 de março.

Para as escolas da rede estadual, o retorno ao modelo presencial também será por etapas. No dia 19 de abril poderão voltar a educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e o 3º ano do ensino médio. Na semana seguinte, em 26 de abril, estão aptos a voltar para as escolas os estudantes dos 8º e 9º anos do fundamental e o 2º ano do ensino médio. Por último, em 3 de maio, está permitida aula presencial para os 6º e 7º anos do fundamental e o 1º ano do ensino médio.

Nas escolas das redes municipais o retorno está liberado a partir de 26 de abril. "Caberá a cada município decidir como será esse retorno, levando em consideração suas especificidades", explicou o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, durante coletiva online na tarde desta quarta-feira (31).

No último dia 25 de março, quando anunciou a prorrogação da quarentena rígida até esta quarta-feira (31), o governo estadual tinha informado que as escolas poderiam voltar com capacidade de até 50% dos estudantes em cada sala de aula. Mas depois voltou atrás e disse que manteria a determinação inicial do protocolo para que cada unidade de ensino assegure o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as bancas escolares.

Para o ensino superior e os cursos livres, a Secretaria Estadual de Educação informa que o retorno presencial está liberado também a partir da próxima segunda-feira (05).

REPERCUSSÃO

"Entendemos como bastante positiva a liberação das aulas presenciais para a escola particular de educação básica de Pernambuco, na medida em que contempla alguns pontos que o Sinepe vem defendendo, ao longo desse período de pandemia", diz o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

"Um deles é o retorno prioritário da educação infantil às atividades presenciais, uma vez que inúmeros estudos e publicações técnico-científicas e acadêmicas apontam para a gama de benefícios, do psicopedagógico ao socioemocional, que a convivência, com todos os protocolos, dentro do espaço escolar, traz para as crianças e que se rebatem positivamente nas suas famílias", observa José Ricardo.

"O sindicato dos professores mais uma vez confirma a irresponsabilidade desta decisão. No mundo as restrições aumentam, a França está fechando as escolas. Aqui no Brasil e no nosso Estado na fase vermelha, com aumento dos casos e mortos, o governo joga os professores e os alunos aos riscos da covid-19. Essa decisão não tem amparo na ciência, mas sim pressão do setor privado de educação. Infelizmente uma decisão errada do governo", critica o presidente do Sindicato dos Professores da Rede Privada, Helmilton Beserra.

"Não é possível reabrir nenhum local de trabalho durante um momento tão crítico dessa pandemia. Pernambuco não é um estado isolado dos demais. A pandemia só vai diminuir quanto houver restrições rigorosas de circulação. Não é seguro nem sensato que as escolas voltem nem dia 5 de abril nem dia 19 de abril. Escola é lugar de vida. Nesta pandemia em descontrole a escola ainda não é um lugar seguro, mesmo com todos os protocolos", afirma a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano.

"Entendemos que o retorno nas redes municipais a partir de 26 de abril seja o encaminhamento mais sensato para esse momento da pandemia. É preciso considerar a autonomia das redes municipais, suas particularidades e a evolução dos casos em cada região", afirma o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário municipal de Educação de Belém de Maria, Natanael Silva.

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Rede privada

5 de abril - Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
12 de abril - Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio

Rede pública estadual

19 de abril - Educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e o 3º ano do ensino médio
26 de abril - 8º e 9º anos do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio
3 de maio - 6ª e 7ª series do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio

Redes municipais

26 de abril - A partir desta data as prefeituras podem voltar a abrir suas escolas. Caberá a cada município decidir como será esse retorno, levando em consideração suas especificidades

Tags

Autor