COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Em dúvida sobre qual curso se inscrever no Sisu? Conheça as graduações ofertadas em Pernambuco

Cinco universidades e dois institutos de Pernambuco participam do Sisu. Candidato pode se inscrever na seleção até sexta-feira (09)

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/04/2021 às 16:58 | Atualizado em 07/04/2021 às 16:59
Notícia
X

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo que usa a nota do Enem para preencher vagas em graduações de universidades públicas de todo o País, o candidato pode mudar de curso quantas vezes quiser, enquanto o período de inscrição estiver aberto. O prazo de inscrição acaba às 23h59 de sexta-feira (09). Em todo o Brasil são 206.609 vagas ofertadas em 109 instituições de educação superior.

Para o estudante que ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, vale pesquisar sobre as graduações ofertadas nas universidades que ele tem interesse em estudar. Pernambuco é o quinto Estado com mais vagas no Sisu, 14.779 no total.

São cinco universidades e dois institutos participantes: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão (IF do Sertão).

Nos sites das instituições é possível saber detalhes dos cursos, como carga horária, perfil do profissional, tempo de duração, disciplinas e em alguns casos até sobre o mercado de trabalho.

Na semana passada, a UFPE realizou a Expo UFPE 2021 – Feira de Profissões, voltada para estudantes secundaristas, totalmente virtual. Foi dado um panorama dos cursos de graduação da universidade e as políticas estudantis, programas de assistência, oportunidades e ações voltadas para quem ingressar na instituição. Todas as apresentações podem ser conferidas neste link.

A UFRPE realizou evento semelhante ano passado. No site da Feira de Profissões, o estudante pode consultar todas as graduações oferecidas na Rural, com vagas, duração, perfil. Há vídeos de estudantes que já estão na universidade falando sobre seus cursos.

As demais instituições de Pernambuco disponibilizam informações sobre os cursos. Veja nos links abaixo:

UPE

Univasf

UFAPE

IFPE

IF Sertão

 

Tags

Autor