COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Saiba quais trabalhadores de escolas do Recife, além dos professores, já podem se vacinar contra covid-19

Agendamento para tomar a vacina no Recife começa às 18h desta quarta-feira (28). Prefeitura estima imunizar cerca de 16 mil trabalhadores da educação básica

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/04/2021 às 17:48 | Atualizado em 28/04/2021 às 20:01
Notícia
X

Merendeiras, porteiros, auxiliares de serviços gerais e qualquer outro profissional que trabalhe nas escolas de educação básica do Recife e que tenham 40 anos ou mais de idade poderão tomar a vacina contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (29). A imunização na capital pernambucana não será apenas para os professores. Vai atender todas as pessoas que atuam nos colégios públicos e privados da educação infantil ao ensino médio, sejam efetivos ou terceirizados.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, a estimativa é atender um público de cerca de 16 mil trabalhadores na faixa etária de 40 a 59 anos. O total de docentes e funcionários das escolas municipais, estaduais, federais e particulares do Recife é de aproximadamente 27 mil pessoas, também conforme Fred Amancio, sem considerar a idade. Quem atua na educação básica e tem 60 anos ou mais já pode se vacinar no grupo de idosos.

Os profissionais de educação receberão a vacina AstraZeneca. São duas doses, com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda aplicação. O agendamento da vacinação deste novo grupo está disponível a partir das 18h desta quarta-feira (28), através do Conecta Recife. O cadastro e o marcação da vacina devem ser feitos através desse site ou no app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

A Secretaria de Educação do Recife enviou para todas as instituições de ensino da educação básica da cidade um modelo de declaração que a escola vai entregar ao trabalhador da educação. No ato da marcação, o profissional deve anexar e apresentar, no dia agendado para vacinação, essa declaração assinada pelo responsável indicado pela sua escola.

Fred Amancio esclarece que profissionais da educação que não residem no Recife poderão ser vacinados desde que trabalhem em escolas da capital. "A vacinação vai contemplar trabalhadores da educação que morem em outros municípios e trabalhem no Recife, assim como aconteceu para os trabalhadores da saúde", explica o secretário.

"O profissional vai colocar o endereço de residência no cadastramento, mas o determinante será o local de trabalho. Por isso, é importante os trabalhadores buscarem a sua unidade educacional, onde vão receber uma declaração de vínculo original, que deve ser anexada no Conecta Recife e levada ao local de vacinação junto com o documento com foto", destaca Fred Amancio.

POSTOS DE VACINAÇÃO

Recife 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Tags

Autor