COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Quando as aulas presenciais voltarão nas redes municipais do Grande Recife? Veja previsão das 14 cidades

Recife será a primeira a reabrir as escolas, ainda neste mês de julho. Demais cidades estão planejando voltar entre agosto e outubro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 08/07/2021 às 7:00 | Atualizado em 08/07/2021 às 14:37
Notícia
X

Atualizada às 7h20

Apesar de o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais estar autorizado pelo governo de Pernambuco desde o final de abril, a maioria das redes municipais ainda não reabriu as unidades de ensino, fechadas há um ano e quatro meses, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. Na Região Metropolitana do Recife, nenhuma das 14 cidades ministrou atividade presencial no primeiro semestre letivo de 2021, optando por ofertar somente o ensino remoto. Para o segundo semestre, a capital pernambucana será a primeira a receber alunos e professores nos colégios, a partir do próximo dia 22 de julho. Em agosto, será a vez de São Lourenço da Mata. O restante dos municípios do Grande Recife planeja a retomada em setembro ou outubro.

"A pressão nas redes municipais pela reabertura das escolas tem aumentado pois a rede particular e os colégios estaduais estão funcionando. Estamos adequando as escolas, nos preparando para o retorno do ensino presencial, num contexto diferente de quando as unidades fecharam, em março do ano passado", observa o secretário municipal de Itapissuma e articulador regiobal da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Jesanias Rodrigues. Entre os desafios, diz ele, está adaptação de banheiros, espaçamento dos alunos nas salas, logística do transporte escolar e cumprimento de protocolos para confecção e distribuição da merenda.

"As escolas muitas vezes estavam acostumadas a conviver com problemas como, por exemplo, salas ou cozinhas pequenas. Com a necessidade de manter o distanciamento entre os estudantes por causa da covid-19 e controle mais rígido na merenda, as estruturas estão sendo revistas e readaptadas", diz Jesanias. Os secretários municipais de Educação da RMR estão se reunindo uma vez por mês para trocar ideias sobre esse e outros assuntos.

No próximo encontro, em Araçoiaba, marcado para o final deste mês, as gestões devem bater o martelo sobre as datas de retorno do ensino presencial. Em Pernambuco há cerca de 2,2 milhões de estudantes na educação básica, segundo o Ministério da Educação. Desse total, a metade, 1,1 milhão, estuda nas redes municipais. Os demais estão nas redes estadual, particular e federal.

As 14 cidades do Grande Recife informaram como está a programação de volta das aulas presenciais. Em todas, com exceção de Camaragibe, a retomada será gradual, com intervalos de no mínimo uma semana entre os grupos de alunos e manutenção do ensino remoto, uma vez que será necessário adotar rodízio de turmas.

A maioria optou por começar com os estudantes mais velhos, das séries finais do ensino fundamental, e deixar a educação infantil por último. Em Camaragibe todos os discentes voltarão de uma vez só, segundo a prefeitura, no dia 27 de setembro. A previsão é que também em setembro reabram as escolas municipais de Ipojuca, Igarassu, Itamaracá, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho. Em outubro serão as unidades de Olinda, Jaboatão, Paulista, Moreno e Itapissuma.

Os secretários municipais reforçam que os cronogramas podem mudar conforme estiver o cenário da pandemia. Jaboatão, por exemplo, havia informado, no início de maio, que as aulas presenciais voltariam em agosto. Semana passada, a secretária Ivaneide Dantas informou que reavaliaram e optaram por só abrir em outubro, quando todos os trabalhadores da educação estiverem com o esquema vacinal contra a covid-19 completos. As cidades começaram a imunizar esse público em junho, com exceção de Recife, que iniciou no fim de abril.

"Estamos construindo um possível planejamento de retorno para o mês de setembro, no entanto, ainda estamos acompanhando, junto à Secretaria Municipal de Saúde, o processo de vacinação e os dados de contaminação no município. Além de aguardar orientações da equipe de epidemiológia para anunciar para toda população um calendário seguro de retorno de aulas presenciais", observa a secretária municipal de Educação de Igarassu e vice-presidente da Undime-PE, Andreika Asseker. Os secretários da RMR pretendem elaborar, coletivamente, um documento que regulamente as questões pedagógicas para esse retorno.

RECIFE

Na capital pernambucana, o recesso escolar vai até 21 de julho. No dia seguinte voltarão para aulas presenciais as turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Na semana seguinte, em 27 de julho, serão os alunos dos 4º, 5º, 6º e 7º anos do fundamental. Por último, em 3 de agosto, voltarão para a escola as crianças dos 1º, 2º e 3º anos do fundamental e todos da educação infantil. Também nessa data retomarão os estudantes da EJA. A rede municipal de Recife tem 92 mil alunos. Há 320 escolas e creches, onde atuam 5.400 docentes.

Veja a previsão de retorno das aulas nas redes municipais nas 14 cidades da Região Metropolitana do Recife. Os gestores ressaltam que essas datas podem mudar conforme estiver o cenário da pandemia de covid-19

Recife

22 de julho - 8ª e 9ª séries do ensino fundamental
27 de julho - 4º, 5º, 6º e 7º anos
3 de agosto - 1º, 2º e 3º anos do fundamental, EJA e turmas da educação infantil

Olinda

4 de outubro - turmas dos 2º anos, 5º anos e 9º anos
11 de outubro - turmas dos 3º, 4º e 8º anos
18 de outubro - 1º, 6º e 7º anos e educação infantil

Jaboatão dos Guararapes

4 outubro - 9º anos
25 outubro - 5º anos
16 novembro - demais séries (1º ao 4º ano) e 6º ao 8º ano, além da educação infantil

Camaragibe

27 de setembro - Retorno de toda a rede de uma vez só

Ipojuca

13 de setembro - 5º e 9º anos
20 de setembro - 4º e 8º ano
27 de setembro - 3º e 7º anos
4 de outubro - 2º e 6º anos
11 de outubro - 1º anos e educação infantil

Igarassu

1ª quinzena de setembro, de forma escalonada

Itamaracá

13 setembro - EJA
20 setembro- 4º e 5º anos
27 setembro - 1º, 2º e 3º anos
4 outubro - Educação infantil

Paulista

Na metade de outubro, começando com alunos do 9º ano. A cada semana aumenta com um novo grupo

Abreu e Lima

A partir de 15 de setembro, com os 5º anos e EJA fase 2. O segundo grupo, com 4º anos e EJA fase 1, voltará 20 dias depois. Em seguida, após 15 dias, serão os 3º anos. Contando mais 10 dias, voltarão os 2º anos. Por último, também depois de mais 10 dias, serão as crianças do 1º ano. Para a educação infantil não há ainda data, mas a previsão é no final de novembro

Cabo de Santo Agostinho

Retorno a partir da primeira quinzena de setembro

Moreno

Retorno será em outubro, mas ainda sem definição das datas. Vai ser por etapas, de forma escalonada, começando com as séries finais do ensino fundamental

Itapissuma

A partir da primeira semana de outubro, mas ainda falta definir as datas

São Lourenço da Mata

16 de agosto - 6º ao 9º ano do ensino fundamental
23 de agosto - 1º ao 5º ano
30 de agosto - educação infantil

Araçoiaba

A partir de 4 de outubro

Tags

Autor