ESPECIAL

100 anos de Paulo Freire: Confira eventos e celebrações ao centenário do patrono da educação brasileira

Palestras, aulas, ações e lives comemorativas promovidas tanto pelo poder público, quanto por universidades e institutos celebram o centenário do educador pernambucano

Katarina Moraes Natália Ribeiro
Katarina Moraes
Natália Ribeiro
Publicado em 17/09/2021 às 9:19
Notícia
DIVULGAÇÃO
Patrono da educação brasileira completaria 100 anos neste 19 de setembro - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
100 anos de Paulo Freire - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

A semana que relembra o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que completaria 100 anos neste  19 de setembro caso estivesse vivo, será acompanhada por palestras, aulas, ações e lives comemorativas promovidas tanto pelo poder público, quanto por universidades e institutos que difundem os ideais do pernambucano. No JC, inclusive, uma série de reportagens serão publicadas neste domingo explicando quem foi o educador, o seu legado e a visão de especialistas sobre suas obras.

LEIA MAIS DO ESPECIAL: 100 ANOS DE PAULO FREIRE

Confira a agenda: 

O Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas realiza o XI Colóquio Internacional Paulo Freire de 16 a 19 de setembro de forma remota, pelo Google Meet, com mesas de diálogo, comunicações orais, círculos de cultura e atividades culturais. As inscrições para o evento, entretanto, já foram encerradas.

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou uma agenda comemorativa ao centenário de nascimento do pensador destinada a toda comunidade escolar da rede, com a realização de produções audiovisuais, atividades culturais, criação de murais, exposições, círculos de educação e cultura. Além disso, lançou o concurso cultural “Paulo Freire: 100 anos em (con)texto” em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em que estudantes deveriam produzir poema, cartão-postal ou vídeo com um tema gerador representado por um pensamento de Paulo Freire.

Já a Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Educação, irá celebrar a Semana Paulo Freire entre os dias 20 e 24 com uma série de ações. A semana, que traz o tema “Cem anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar”, terá ações em forma híbrida, presencial e online, com transmissões gratuitas pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube. No total, serão oferecidas sete palestras e debates gratuitos, que acontecerão, de forma física, na Escola de Formação de Professores Paulo Freire (EFER), que fica na Madalena. O local servirá de base para as discussões que serão transmitidas em tempo real e prometem reunir grandes nomes da pedagogia local em torno de temas que vão desde a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pela educação infantil e pelo legado de sua obra (vide serviço). O conteúdo poderá ser acessado no seguinte endereço (www.youtube.com/secretariadeeducacaodorecife). Veja a programação:

Dia 20/09 - Manhã (9h às 11h): Abertura Oficial do Evento
Fred Amancio - Secretário de Educação do Recife
Palestrante: Profª Drª Edite Marques de Moura
Tarde (14h30 às16h30): Paulo Freire à Sombra desta Mangueira
Palestrantes: Profª Drª Targélia Albuquerque
Profª Ms.Claudia Abreu
Mediadora: Secretária Executiva - Juliana Guedes

Dia 21/09 - Tarde (14h30 às 16h30): Paulo Freire vai à Escola com o Rio Capibaribe
Palestrantes: Profª Drª Mônica Folena
Profª DrªMaria do Carmo Soares
Mediadora: Mônica Coelho / Kate Limeira

Dia: 22/09 - Tarde (14h30 às16h30): Humanização e Diálogo na Pedagogia de Paulo Freire
Palestrantes: Profª Ms. Nelino Azevedo
Profª Ms. Letícia Rameh
Mediadora: Cintia Gonçalves dos Santos

Live: 100º Aniversário de Paulo Freire

Instituições de educação de Pernambuco se unem para promover o 100º Aniversário de Paulo Freire em live transmitida composta de ato político, pedagógico e cultural às 18h do dia 19 de setembro, com apresentação de Alceu Valença, Silvério Pessoa, Cavouco Trio, Bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio. O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e pelas entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

Haverá também a presença de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo por meio de vídeos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards e a professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, os escritores Leonardo Boff, Mário Sérgio Cortella e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina, e os ex-ministros da Educação Cristovam Buarque e Aloizio Mercadante. Ainda será transmitida a inauguração da escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina.

Na Aula Magna do semestre letivo da UFPE, proferida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araujo no dia 20 de setembro, outra live se dedicará a ouvir as várias vozes que estudam e praticam o pensamento freireano pelo mundo Haverá a presença de educadores e educadoras do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Sao Tome e Principe, Angola, Mocambique, Guine Bissau, Cabo Verde. Ademais, gestores públicos e parlamentares darão depoimentos tratando das contribuições de Paulo Freire para as políticas educacionais. Toda a programação será online nos canais do Youtube da CNTE (www.youtube.com/CNTEBrasil), da IEAL (www.youtube.com/InterEducacion) e da UFPE (www.youtube.com/UFPEoficial).

XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

De 16 a 19 de setembro de 2021, acontece o XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire em Paris, na França, com o tema “Educação, Gênero e Migração: ameaças e oportunidades em um contexto de crescentes discursos de ódio on-line". Serão discutidos problemas relacionados à propagação do discurso de ódio online no que diz respeito, em particular, aos temas de gênero e imigração em diferentes países do mundo. No final de semana, um Fórum de Educação Social reunirá associações de educação popular, sindicatos e outros grupos da sociedade civil que se identifiquem com a herança crítica da obra de Paulo Freire e suas vertentes feministas (notadamente os bell hooks) e seu engajamento com os oprimidos.

Comentários

Últimas notícias