COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Concorrência do SSA 3, vestibular seriado da UPE, sairá na próxima semana

Provas para os alunos do 3º ano do ensino médio estão marcadas para 19 e 20 de dezembro. Eles concorrem a 1.740 vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/09/2021 às 19:27 | Atualizado em 28/09/2021 às 19:33
Notícia
X

Atenção, vestibulandos inscritos na terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 3, da Universidade de Pernambuco (UPE). A concorrência deve ser divulgada pela comissão do vestibular na próxima semana. A previsão é liberar a relação candidato-vaga de todos os cursos na segunda-feira, dia 4 de outubro. As provas serão aplicadas em 19 e 20 de dezembro.

Neste formato de avaliação, o candidato realiza provas três vezes, ao final de cada ano do ensino médio. Mas só quando termina, no 3º ano, é que escolhe o curso e disputa uma das vagas.

A UPE destina 1.740 vagas para o SSA 3, que correspondem a 50% das vagas ofertadas pela universidade. Desse total, 522 vagas são para ex-alunos da rede pública (devem ter estudado do 6º ano do fundamental do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio na rede pública).

Entre as vantagens do SSA, está a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Provas

SSA 1: 5 e 12 de dezembro, de manhã
SSA 2: 5 e 12 de dezembro, à tarde
SSA 3: 19 e 20 de dezembro, de manhã

Tags

Autor