EVENTO

Universidades, entidades e parlamentares de Pernambuco fazem ato virtual contra cortes no orçamento do CNPq

Batizado de 'Ato Pernambucano em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – CNPq: patrimônio nacional', o evento contará com transmissão pelo YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 20/10/2021 às 7:30
Notícia
X

Reitores e vice-reitores de instituições de ensino pernambucanas, além de representantes de entidades científicas e da sociedade realizam, nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, um ato virtual contra cortes no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O ato, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE),irá contar com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube.

Batizado de “Ato Pernambucano em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – CNPq: patrimônio nacional”, o evento terá ainda a participação de representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Participam ainda membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Academia Pernambucana de Ciências (APC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e União Nacional dos Estudantes (UNE), além de parlamentares da bancada pernambucana.

Cortes no CNPq

Recentemente, o Ministério da Economia decidiu retirar o crédito suplementar de R$ 690 milhões destino à pesquisa brasileira. O valor representa aproximadamente 90% dos recursos disponíveis para a ciência no país. De acordo com a organização do Ato Pernambucano, a reversão dos cortes se faz necessária por eles colocarem em risco o funcionamento do CNPq.

Segundo as universidades, os cortes também poderão inviabilizar as bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-doutorado no Brasil, que já não possuíam expectativa de ampliação do quadro geral. Além disso, cerca de R$ 2 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) seguem pendentes de destinação, prejudicando o desenvolvimento científico no Brasil.

Tags

Autor