matrícula

Prefeitura do Recife abre matrículas para estudantes novatos nesta terça-feira (23); veja como reservar vaga

Serão disponibilizadas mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022, que irão contemplar todas as unidades escolares da rede municipal - escolas e creches

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 22/11/2021 às 9:59 | Atualizado em 22/11/2021 às 15:11
Notícia
X

Pais e responsáveis por estudantes novatos que querem ingressar na rede municipal de Ensino do Recife poderão dar início ao processo de matrícula dos alunos a partir das 7h desta terça-feira (23). Serão disponibilizadas mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022, que irão contemplar todas as unidades escolares da rede - escolas e creches. A reserva dessas vagas deve ser feita exclusivamente pela internet, no site www.matriculaonline.recife.pe.gov.br, até o dia 12 de dezembro.

Do total de vagas, 9.441 são para a Educação Infantil; 10.419 para o Ensino Fundamental, composto pelos Anos Iniciais e Anos Finais; e 3.381 para a Educação de Jovens e Adultos. Em comparação ao ano letivo de 2021, houve um crescimento de 14% no número de vagas.

 “A Educação Infantil, principalmente a etapa de creche, é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Estamos trabalhando fortemente para que as vagas desta etapa de ensino sejam ampliadas”, declarou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Em agosto deste ano, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, lançou o Programa Infância na Creche, com objetivo de ampliar a oferta de vagas em creches na rede pública municipal. “Nosso objetivo é dobrar o número de vagas até 2024, além de fortalecer a Educação Infantil e ter um olhar especial para a primeira infância”, completou Fred.

Como nos anos anteriores, todo o processo de reserva de vagas será realizado exclusivamente pela internet e dividido em etapas: identificação dos pais ou responsáveis; dados do estudante; identificação da escola e etapa de ensino; e verificação dos dados.

“A gente ressalta também a importância do acesso ao sistema o mais rápido possível para que os pais ou responsáveis consigam as vagas nas unidades desejadas. Sabemos que algumas escolas e creches são bastante concorridas", pontuou o secretário.

Ao final do processo, a vaga já estará reservada, no entanto, os pais ou responsáveis pelo estudante devem comparecer à unidade escolar desejada e, munidos da documentação necessária, confirmar a matrícula. Esta fase ocorrerá entre os dias 13 e 28 de dezembro.

Leia também: Rede pública de ensino de Pernambuco abre matrículas para ano letivo 2022

Para a efetivação da matrícula, são necessários os seguintes documentos: comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva); cópias de certidão de nascimento (ou casamento); carteira de vacinação; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); comprovante de residência; e duas fotos 3X4.

Pontos de apoio

Com o objetivo de facilitar o acesso à internet dos interessados, foram montados 49 pontos de apoio para a matrícula online, sendo 34 em unidades escolares e 15 Unidades de Tecnologia na Educação (UTECs). Os endereços estão disponíveis nos sites da Prefeitura do Recife e do Portal da Educação.

No site oficial da matrícula, além de todas as informações e cronograma do processo, os pais ou responsáveis também encontram informações sobre todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife para facilitar no processo de escolha da unidade ensino.

Para mais informações, os estudantes, pais ou responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tags

Autor