COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Rede pública de ensino de Pernambuco abre matrículas para ano letivo 2022

Estudantes novatos devem realizar cadastro para garantir vaga exclusivamente pela Internet

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 09/11/2021 às 18:25 | Atualizado em 10/11/2021 às 14:02
Notícia
X

As matrículas para ingresso nas escolas da rede estadual de Pernambuco em 2022 têm início às 7h desta quarta-feira (10). Interessados devem realizar cadastro por meio do site www.matricularapida.pe.gov.br até o dia 24 de dezembro. O processo é destinado aos estudantes novatos dos ensinos Médio e Fundamental. 

Ao todo, estão sendo ofertadas 187.588 vagas para alunos novatos, das quais 110.926 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre. Portanto, nesta etapa estão sendo oferecidas 57.730 vagas, sendo 9.903 distribuídas no Recife e 15.329 nos demais municípios da Região Metropolitana.  Outras 32.498 são para o interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Do total de vagas disponíveis para o próximo ano, 23.516 são para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e 34.214 para o Ensino Médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste conjunto de vagas para 2022, estão sendo disponibilizadas 8.336 vagas para as Escolas em Tempo Integral, sendo 3.855 nas unidades concentradas no Recife e Região Metropolitana e 4.481 no interior. Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo.

Os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a confirmação da matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação, entre os dias 3 e 14 de janeiro. As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 23 de janeiro. Nesta fase, os responsáveis pelo cadastro devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 25 e 27 de janeiro.

Para as pessoas que não possuem acesso à internet, será liberada a entrada em laboratórios de informática com acesso à rede em mais de 300 escolas estaduais. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

A Rede Estadual possui 1.055 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 569 mil estudantes.

Cadastro

Ao iniciar o cadastro, as informações devem ser preenchidas até o fim, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, se maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além do número da carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Estes dois últimos, para a etapa de cadastro, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga.

Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada. O número deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este documento, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar a documentação necessária e confirmar a matrícula.

A partir do momento que o cadastro for finalizado, a vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 24 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.

Caso o estudante ou responsável precise de auxílio para realizar o cadastro, ele pode entrar em contato com a Secretaria de Educação e Esportes pelo aplicativo WhatsApp, que funcionará de segunda a sábado, das 7h às 21h. Para acessar este canal que permite tirar dúvidas com a equipe do órgão, o candidato só deve clicar no ícone do aplicativo, disponível no canto inferior de todas as páginas do cadastro.

Efetivação da matrícula

Para a confirmação da matrícula dos estudantes, em janeiro, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição do Cadastro 2021, cópia da certidão de nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3x4 recente.

Tags

Autor