COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Listão do SSA 3 da UPE sairá nesta Quarta-feira de Cinzas

Resultado será disponibilizado na página do processo seletivo. Na disputa estão 1.740 vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/03/2022 às 14:11 | Atualizado em 02/03/2022 às 15:12
Notícia
X

A espera pelo resultado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), tem data e hora para acabar. O listão dos aprovados será liberado nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 2, às 15h. Pelo edital, a comissão organizadora do processo seletivo teria até sexta-feira (04) para divulgar a lista dos aprovados.

O listão será disponibilizado na página https://processodeingresso.upe.pe.gov.br. A partir das 15h, com login e senha, os candidatos poderão acessar o sistema e verificar seu desempenho individual. Todo o processo será online. Mas a UPE também vai liberar as listas separadas por cursos para que qualquer pessoa veja o resultado.

A UPE informa que não haverá  nenhuma atividade pública na reitoria. Às 14h30, a comissão divulgará, também de forma virtual, os candidatos classificados nos primeiros lugares do sistema universal de vagas e do sistema de cotas.

As provas do SSA 3 foram aplicadas em dezembro do ano passado. Havia 15.465 inscritos. Desses, 3.029 faltaram. Dos 12.436 que participaram, 9.567 não levaram ponto de corte, portanto é esse universo que está na disputa.

Neste formato de seleção, os candidatos realizam provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Na composição final da média, 30% da nota é do SSA 1, 30% do SSA 2 e os outros 40% são do desempenho no SSA 3.

A UPE destina metade das vagas de graduação para o SSA e metade para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem. No total, são 3.480 vagas anuais nos cursos de graduação: 1.740 vagas para o SSA e 1.740 para o Sisu.

MATRÍCULAS

O estudante que passar no SSA 3 e no Sisu deverá optar qual das vagas vai ocupar. As matrículas serão em períodos diferentes. A previsão é de que o primeiro semestre letivo de 2022 comece em julho.

"Como são processos distintos, o candidato aprovado nos dois, SSA e Sisu, escolhe em qual deles vai se matricular. O que a gente pede é que o estudante aprovado para o mesmo curso na UPE dê preferência pela vaga do Sisu e libere a do SSA pois será ocupada por outro vestibulando que acabou de concluir o ensino médio. E no SSA a maioria é de candidatos pernambucanos", diz o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação, Ernani Martins.

Primeiro serão matriculados os aprovados no Sisu, a partir desta quinta-feira (03) até terça-feira da semana que vem (08). (veja edital)

Os classificados pelo SSA 3 terão matrícula na próxima semana, entre 8 e 11 de março (veja edital).

Nos dois processos, a matrícula será presencial, mas devido à covid-19 é necessário fazer agendamento prévio. Os calouros vão agendar, por telefone ou email, o atendimento presencial. Tem que ficar atento aos dias e horários disponibilizados no edital, conforme o câmpus ou curso. 

A UPE lembra que "é vedada a matrícula a uma pessoa que ocupe vaga na condição de estudante em um curso de graduação em uma ou mais instituição de ensino superior pública simultaneamente, de acordo com a Lei nº 12089/09, DOU de 11/11/2009".

REMANEJAMENTOS

O primeiro remanejamento do SSA está previsto para 1º de abril. Mesma data que será também liberado o remanejamento do Sisu.

O candidato que já sabe que não vai ocupar a vaga, pelo Sisu ou pelo SSA, pode comunicar a desistência à comissão do vestibular. Na página do processo de ingresso há um formulário de pré-cancelamento. Fazendo isso, o estudante facilita o trabalho da comissão na tarefa de reocupar a vaga liberada.

O procedimento é simples: ele deve preencher o formulário e entregá-lo à comissão do vestibular (fica no prédio da reitoria, em Santo Amaro, área central do Recife) ou no câmpus onde iria estudar. É preciso apresentar documento oficial de identificação (cópia e original).

 

Tags

Autor