COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Professores da rede municipal do Recife entram em greve para exigir reajuste do piso do magistério

Decisão pela deflagração da greve foi tomada nesta quinta-feira, durante assembleia da categoria

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 03/03/2022 às 16:53 | Atualizado em 03/03/2022 às 18:41
Notícia
X

Atualizada às 18h40

Para cobrar o reajuste do piso salarial do magistério, professores da rede municipal do Recife - são cerca de 5 mil - vão deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira (07). Prometem suspender aulas e atividades em creches e escolas da rede onde estudam aproximadamente 95 mil alunos. A decisão pela paralisação foi tomada durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (03).

Segundo o sindicato docente, o Simpere, a prefeitura ofereceu 13,06% de reajuste em mesa de negociação. Mas os profissionais só aceitam o aumento de 33,23%, o que dá um piso no valor de R$ 3.845,34. Em Pernambuco, o governo estadual vai conceder aumento de 35%, acima do piso, a partir de junho para docentes não estão no início de carreira. Para os mestres que estão no começo da vida profissional, o reajuste é retroativo a janeiro deste ano.

"A luta pelo piso é justa, pois trata-se do cumprimento de uma lei que visa a valorização profissional de professoras e professores. Entramos em greve em defesa dos 33,23% com rebatimento na carreira", diz a coordenadora geral do Simpere, Jaqueline Dornelas. A rede municipal do Recife conta com 325 escolas e creches.

Cerca de 1.500 professores participaram da assembleia, realizada no Teatro Boa Vista, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Depois a categoria saiu em passeata até a Avenida Agamenon Magalhães. O ato foi encerrado na Praça do Derby.

Resposta da Prefeitura do Recife

As negociações para o reajuste dos professores estavam em curso e a Prefeitura do Recife ratifica sua disposição ao diálogo. O Executivo Municipal vem trabalhando para garantir que todo o corpo docente tenha a garantia de receber o piso salarial, valor abaixo do qual nenhum professor pode receber. Também está em negociação a definição do percentual de reajuste salarial para toda a categoria de professores, que recebe sempre uma atenção especial da gestão municipal.

A proposta oferecida pela Prefeitura é de 13,06%, que corresponde à inflação de 2021 acrescida 3% de ganho real, e é colocado na mesa de negociação com a garantia de que nenhum professor receberá abaixo do piso que, nesse caso, seria de R$ 3.846,00. Para tanto, a Prefeitura considera ainda a aplicação do reajuste com efeito retroativo a janeiro deste ano.

Importante ressaltar que qualquer decisão acordada e aprovada dependerá da manutenção do equilíbrio fiscal do Município, de modo a não comprometer os limites fiscais e orçamentários, respeitando, assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sobre a deflagração de greve, a gestão municipal diz que recebeu com surpresa a informação, uma vez que estava em diálogo nas mesas de negociações com a categoria e lamenta que o sindicato tenha decidido, em assembleia realizada nesta quinta-feira (3), a interrupção das negociações

A Prefeitura lamenta também que a decisão pela greve causará grandes prejuízos aos estudantes e suas famílias, uma vez que estes já foram bastante prejudicados pela pandemia da Covid-19. A gestão diz ainda que neste momento o maior objetivo é apoiar os estudantes e garantir seu direito à aprendizagem com a indispensável colaboração dos professores.

Tags

Autor