COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Após dois anos, escolas municipais de Paulista, no Grande Recife, começam a ser reabertas para aulas presenciais

Escolas foram fechadas em março de 2020 por causa da pandemia de covid-19. Retomada das aulas presenciais será gradativa. Começou pelas creches e educação infantil

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/03/2022 às 18:00 | Atualizado em 24/03/2022 às 19:36
Notícia
X

Enfim, depois de dois anos e uma semana com escolas fechadas, a rede municipal de Paulista, no Grande Recife, iniciou nesta quinta-feira (24), a reabertura das unidades de ensino. A retomada das aulas presenciais, interrompida em março de 2020 por causa da pandemia de covid-19, será gradativa. Só aconteceu porque a Justiça, motivada por uma provocação dos pais ao Ministério Público Estadual, obrigou a prefeitura. Dos cerca de 21 mil estudantes da rede, apenas mil, de oito creches e escolas da educação infantil, começaram as atividades hoje.

A partir da próxima quarta-feira (30), as aulas voltarão para quase 11 mil estudantes de outras 29 unidades que oferecem turmas do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O restante voltara à medida que as 22 outras escolas tiverem condições estruturais de reabrirem. A estimativa da prefeitura é concluir a retomada do ensino totalmente presencial em até 45 dias. Enquanto não tiver atividade presencial permanecem as aulas remotas.

A Justiça determinou a retomada das aulas e estipulou multa diária de R$ 20 mil em casa de descumprimento. A prefeitura de Paulista recorreu da liminar, mas não conseguiu derrubá-la. O pedido foi indeferido na última terça-feira (22). O município apresentou cronograma escalonado de retorno das aulas presenciais. A 6ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania de Paulista informou que vai monitorar o cumprimento do calendário.

"Foi feita pintura, capinação, limpeza geral, troca de lâmpadas e instalação de ventiladores nas oito creches. Nas demais escolas temos uma força tarefa para realizar as necessidades de casa unidade. Pretendemos concluir no menor espaço de tempo", afirmou o secretário de Educação de Paulista, Geraldo Lima. Segundo ele, o retorno foi tranquilo, mas a frequência nesta quinta-feira não foi total por causa da chuva. 

 

Tags

Autor