COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFPE: Quando será divulgado o primeiro remanejamento do Sisu 2022?

Pelo cronograma oficial, listão de remanejados sairá até 14 de abril. UFPE ofereceu 7.012 vagas nesta primeira edição do Sisu 2022. Dessas, cerca de 2.500 não foram preenchidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 05/04/2022 às 18:48 | Atualizado em 05/04/2022 às 19:11
Notícia
X

É grande a expectativa dos vestibulandos que tentaram ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas não foram aprovados na primeira chamada e por isso esperam pelos remanejamentos. Pelo calendário do processo seletivo, a universidade divulgará o primeiro listão de remanejados até o dia 14 de abril, ou seja, até quinta-feira da próxima semana.

Também até essa data a UFPE deve liberar a lista de ocupação das vagas por entrada. No Sisu, o preenchimento das vagas nos cursos com duas entradas é feito pela ordem de classificação, ou seja, não é o candidato que escolhe qual semestre letivo vai começar a graduação. A ocupação se dá da maior até a menor nota. Antes, quando havia vestibular, havia essa opção de escolher a entrada.

"Acho pouco provável o primeiro remanejamento sair essa semana ainda", afirmou a coordenadora de controle acadêmico da UFPE, Cláudia Lucas. Segundo a pró-reitoria de graduação, 2.500 vagas ficaram ociosas.

VAGAS

Nesta primeira edição do Sisu 2022, a UFPE ofereceu 7.012 vagas, a terceira instituição do País com mais vagas no sistema (3.500 para ampla concorrência e 3.512 para cotas).

No Recife, maior dos três câmpus, houve 5.552 vagas, seguido de Caruaru, com 1.060, e depois por Vitória de Santo Antão, com 430.

Na página da UFPE há um link específico para o Sisu. Nele, é possível conferir o painel de ocupação de vagas nos três câmpus, por curso e modalidade (ampla concorrência e cotas). 

Os candidatos que estão inscritos na lista de espera do Sisu e com chances de serem remanejados já apresentaram documentação para cadastro reserva.

Mas ter participado dessa convocatória não significa conquista de vaga. Apenas aqueles que tiverem os nomes no listão dos remanejados, ou seja, candidatos classificados na segunda chamada, vão estudar na UFPE.

Para participar do Sisu é preciso fazer o Enem e não tirar zero na prova de redação.

RURAL

Inicialmente, a Universidade Federal Rural de Pernambuco havia programado divulgar a lista com nomes dos candidatos ingressantes para o primeiro e o segundo semestre letivo de 2022 na última segunda-feira (04).

Mas houve uma instabilidade no sistema que recebe a documentação dos estudantes, por isso foi necessário adiar a publicação dessa lista.

A nova data prevista é 22 de abril. Nessa lista, além dos nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada poderá constar vestibulandos convocados nos remanejamentos.

UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) liberou o primeiro listão de remanejados no Sisu na última sexta-feira (1º). Esses candidatos deverão efetuar matrícula até a próxima sexta-feira (08). Também já saiu o primeiro remanejamento do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3.

Tags

Autor