COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Doação de livros, contação de histórias, oficina de circo e varal de poesia, neste sábado, de graça, no Recife

Projeto Malateca chega ao bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, com atividades na tarde deste sábado, de graça

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 15/04/2022 às 11:00
Notícia
X

Uma boa opção para a garotada neste feriadão é juntar lazer e educação, ao ar livre, numa programação gratuita e divertida. Neste sábado (16), no Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife, tem o projeto Malateca na Praça, que junta contação de histórias, espetáculo circense, oficinas artísticas, doação e trocas de livros, varal de poesias e sarau. Será das 14h às 17h, na Praça dos Pneus.

A ação, aprovada pela Lei Aldir Blanc, já passou pela Ilha de Deus, Torrões e Mustardinha. "Nas duas primeiras horas tem contação de história, oficina artística e um espetáculo circense. Nos intervalos entre uma atividade e outra, e depois delas, as pessoas podem ler e declamar poesias", conta a arte-educadora e mediadora de leitura Magda Alves, que criou a Malateca em 2018.

A Malateca - Biblioteca Viva e Itinerante nasceu quando Magda percebeu a carência de espaços de incentivo à leitura, cultura e arte de forma popular e acessível. Com duas malas repletas de livros para todas as idades, Magda disponibiliza o acervo para doação ou trocas. Ela conta com a ajuda de mais dois universitários voluntários, Maysa de Melo e David
Saches, que também coordenam o projeto.

Os livros são adquiridos através de doações, passando por uma triagem, em que são avaliadas as condições físicas e os conteúdos abordados. Sendo uma biblioteca viva, a proposta da Malateca é desmistificar a ideia de biblioteca como um lugar somente de silêncio e estudo.

"É um espaço livre, democrático, em que são permitidas as diversas práticas artísticas e culturais, a fim de aproximar o seu público da leitura. Acreditamos que uma biblioteca sem paredes, na rua, é um grande disseminador de conhecimento", enfatiza Magda.

Tags

Autor