COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Seis em cada 10 brasileiros consideram educação importante na hora de escolher candidatos nas eleições 2022

É o que mostra pesquisa divulgada pelo Movimento Todos pela Educação. Levantamento revela também que investimento na infraestrutura das escolas deve ser um dos temas prioritários na área educacional, segundo entrevistados

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/04/2022 às 15:55 | Atualizado em 28/04/2022 às 16:07
Notícia
X

Seis em cada 10 brasileiros consideram a educação como um tema muito importante que deve ser observado na hora de escolher os candidatos nas próximas eleições. É o que mostra pesquisa encomendada pelo Movimento Todos pela Educação.

Nesta quinta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial da Educação. Em outubro, serão escolhidos o próximo presidente da República, os governadores dos Estados, senadores, deputados estaduais e deputados federais.

A pesquisa revela que 59% dos entrevistados classificam como "muito importante" o tema educação ao avaliar as propostas dos candidatos na hora de votar; 15% disseram ser "pouco importante" e para 17% o tema será "indiferente" nas suas escolhas entre os candidatos.

O levantamento foi realizado pela Conectar Pesquisas e Inteligência, que ouviu por telefone 3.860 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 24 de fevereiro de 2022.

PRIORIDADES

Outro pergunta feita aos entrevistados foi quais temas são mais importantes, no contexto educacional, para serem discutidos entre os candidatos. A melhoria da infraestrutura das escolas públicas foi a mais citada, com 45%), seguida da melhoria das carreiras dos professores, com 43%.

Em meio aos impactos causados pela pandemia de covid-19, as pessoas ouvidas também apontaram como tema a busca dos estudantes que retornaram às escolas após a retomada das aulas presenciais (33%) e a organização das redes de ensino para que alunos passem mais tempo no dia a dia tendo atividades nas escolas (30%).

Em seguida aparece o desenvolvimento de ações para recuperar as perdas na educação durante a pandemia, com 27% e a melhoria na oferta de creches, com 28%. Para 8%, investir em carreira pública para pessoas que trabalham nos órgãos públicos é prioridade.

AVALIAÇÃO

O Todos pela Educação também quis saber a avaliação da população em relação à condução das políticas públicas, na educação básica nas escolas públicas, pelo governo federal e pelos governos estaduais. A maioria dos brasileiros aptos a votar em outubro avalia negativamente.

Veja pesquisa completa aqui

Entre os entrevistados, 58% da população com 16 anos ou mais considera-se insatisfeita ou muito insatisfeita com o governo federal, enquanto 54% dos entrevistados se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos quando avaliam a condução dos governos estaduais. Outros 27% se dizem satisfeitos com o governo Federal, índice que sobe a 33% quando se avaliam governos estaduais.

IMPACTOS

Outros números relevantes sobre os efeitos da pandemia na educação básica pública, segundo a pesquisa:

* 91% concordam que o ensino remoto não substitui o presencial, e as crianças e jovens precisam voltar a frequentar as escolas diariamente; enquanto apenas 33% concordam que a possibilidade do ensino remoto melhorou o aprendizado;

* 82% concordam que a pandemia afetou mais os estudantes de escolas públicas do que estudantes de escolas privadas;

* 57% concordam que, durante a pandemia, melhorou o acesso à internet e às tecnologias para educação nas regiões em que vivem.

Tags

Autor