Educação

Até quando vai a inscrição do Enem 2022? Veja o período de inscrição do Enem 2022

Provas serão realizadas em novembro; veja datas

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 10/05/2022 às 7:42 | Atualizado em 10/05/2022 às 23:33
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil

As inscrições do Enem 2022 já estão abertas. O período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou nesta terça-feira, 10 de maio. Para participar, é preciso entrar no site do Enem, na Página do Participante, e preencher os dados solicitados.

Em seguida, é necessário pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, tanto para quem fará a prova impressa como a digital. O último dia para efetuar o pagamento é 27 de maio.

Este ano, além de boleto bancário, será possível pagar via PIX ou cartão de crédito. Gerado na Página do Participante, o boleto pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios. A participação na prova só será garantida através do pagamento da taxa.

Quem conseguiu a isenção não precisará pagar a taxa. Mesmo assim, ainda é necessário fazer a inscrição para fazer as provas.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante.

Até quando vai a inscrição do Enem 2022?

Nesta edição, os feras precisam fazer as inscrições do Enem 2022 no período de 10 de maio a 21 de maio. Portanto, a partir de hoje, há 11 dias para efetuar a inscrição no exame.

Quando serão as provas do Enem 2022?

As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A abertura dos portões está marcada para as 12h (horário de Brasília) e o fechamento, às 13h. As provas começam às 13h30.

No primeiro dia do Enem, as provas encerram às 19h; já no segundo, às 18h30. O Enem terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

As provas do primeiro dia são: linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do Enem, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. Serão cinco horas de duração.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o três dias úteis depois da última prova.

Tags

Autor