COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrições do Enem 2022 já estão abertas; veja valor da inscrição e como fazer

Candidato deve acessar a página do participante. Provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Inscrição vai até 21 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/05/2022 às 7:00 | Atualizado em 10/05/2022 às 23:34
Notícia
X

Começa nesta terça-feira (10) a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados em participar da avaliação, marcada para 13 e 20 de novembro, devem se inscrever até 21 de maio. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até o dia 27.

O vestibulando que conseguiu isenção do pagamento da taxa deve realizar a inscrição. A obtenção da gratuidade não significa que a participação no Enem é automática.

Ao se inscrever, na página do participante, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento. Ele precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.

ENEM DIGITAL

Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser aplicado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Já o Enem digital acontecerá apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Para o digital há limite de vagas, 3 mil no total em Pernambuco.

Portanto, os interessados no modelo digital devem se apressar e efetuar logo a inscrição. Mas estudantes que não estão no mínimo no 3º ano do ensino médio, chamados de treineiros, não podem fazer o Enem digital.

O estudante deve informar, na inscrição, a cidade que pretende realizar o exame. No formulário de inscrição o candidato tem ainda que indicar qual língua estrangeira
quer fazer, inglês ou espanhol.

SISU

Em Pernambuco, para ingressar nas graduações das quatro universidades federais (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) e na estadual UPE, é preciso fazer o Enem e depois se inscrever no
Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas nos cursos superiores do IFPE e do IF Sertão também são preenchidas por meio do Sisu.

CRONOGRAMA

10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição

PROVAS

13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração

QUEM PODE PARTICIPAR

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

COMO SE INSCREVER

Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Importante!

* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br

 

 

Tags

Autor