COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Colégio de Aplicação da UFPE vai sortear candidatos para vagas ociosas

Neste ano letivo, colégio teve 16 estudantes que desistiram de estudar na instituição. Vagas deles serão colocadas para sorteio. Edital sairá ainda neste mês de junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/06/2022 às 17:40 | Atualizado em 16/06/2022 às 11:20
Notícia
X

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem 16 vagas ociosas neste ano letivo. Para preenchê-las será realizado um sorteio. O edital com as regras deve ser publicado pela escola até o final deste mês.

O primeiro semestre letivo de 2022 vai até julho, diferente da maioria das escolas. Em agosto serão as férias de alunos e professores.

O segundo semestre, portanto, está programado para começar em setembro e acabar em dezembro. É quando vão ingressar os candidatos que forem sorteados.

Conforme o diretor do Aplicação, Erinaldo do Carmo, há nove vagas para o ensino fundamental e sete para o ensino médio. Não há vagas ociosas para duas séries: o 6º ano do fundamental e o 3º ano do médio.

VAGAS POR SÉRIE

A distribuição das vagas que vão para sorteio é a seguinte:

3 para o 7º ano do ensino fundamental
1 para o 8º ano do ensino fundamental
5 para o 9º ano do ensino fundamental
4 para o 1º ano do ensino médio
3 para o 2º ano do ensino médio

"Estamos concluindo o edital para divulgá-lo", informa Erinaldo. A desistência de vagas não era comum no Aplicação. Mas com a pandemia de covid-19, a escola ficou os dois últimos anos fechada e só ofertou aulas remotas. 

"Por isso algumas famílias desistiram e tiraram os alunos. E dois estudantes saíram porque não foram vacinados contra a covid-19", explica Erinaldo.

Vale lembrar que metade das vagas é destinada a egressos de escolas públicas. No caso do 8º ano do ensino fundamental, que tem apenas uma vaga para sorteio, será disponibilizada para livre concorrência, ou seja, para todos os candidatos independentemente da rede que estiverem matriculados.

Quando o total de vagas para o sorteio for em número ímpar, na divisão a quantidade maior será para livre concorrência, de acordo com a direção do Aplicação.

ANO LETIVO DE 2023

Para o ano letivo de 2023, o colégio ainda não sabe como será a seleção. A decisão será tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão provavelmente até o próximo mês de agosto.

A dúvida é se será mantido o sorteio, adotado nos dois últimos anos por causa da pandemia de covid-19, ou voltará a aplicação de provas.

ESCOLAS DE APLICAÇÃO DA UPE

As quatro escolas de Aplicação que fazem parte da rede estadual de ensino e são vinculadas à Universidade de Pernambuco (UPE) vão oferecer 388 vagas para o ano letivo de 2023. Serão 258 vagas para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo começaram na última segunda-feira (13) e seguirão até 13 de julho. As escolas funcionam nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Tags

Autor