COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Quer concorrer a quase 66 mil vagas em graduações? Se ligue que inscrição no Sisu acaba nesta sexta-feira

Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC, está com inscrições abertas até 23h59 desta sexta-feira (1º). Há 65.932 vagas em 73 instituições. Para Pernambuco são 180 vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/07/2022 às 14:22 | Atualizado em 01/07/2022 às 15:57
Notícia
X

Acaba às 23h59 desta sexta-feira (1º) o prazo para se inscrever na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Qualquer pessoa que fez o Enem ano passado, em 2021, e ainda não ingressou no ensino superior público pode concorrer a 65.932 vagas em 73 instituições.

Além de ter feito o Enem, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação. O Sisu não é liberado para candidato que prestou o Enem sem ter concluído o ensino médio e, portanto, declarou estar na condição de treineiro.

De Pernambuco, somente o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (If Sertão) tem opções de vagas nesta edição do Sisu.

As demais universidades e institutos públicos do Estado que integram o sistema - UFPE, UFRPE, UFAPE, UPE, Univasf e IFPE - optam por disponibilizar todas as vagas no Sisu que ocorre no início do ano.

O IF Sertão tem câmpus em cinco cidades de Pernambuco: Floresta, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Ao todo são 180 vagas em 12 cursos.

Ao acessar o portal, o vestibulando consulta as vagas escolhendo a cidade, a universidade ou o curso.

COMO SE INSCREVER NO SISU

Ao clicar no botão para se inscrever, na página do Sisu, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br (login e senha). É importante que o candidato atualize seu cadastro, se for o caso, e confirme seu telefone e e-mail.

Depois basta escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, e depois é só repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso.

O MEC lembra que é importante ficar atento à escolha da modalidade de concorrência ao Sisu, que possui três formatos: ampla concorrência, lei de cotas e ações afirmativas próprias das instituições de ensino.

Após conferir os dados de suas opções de curso e modalidade de concorrência basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para concluí-la. Na página do Sisu também é possível checar a documentação a ser exigida para a matrícula na instituição do candidato selecionado.

VAGAS DO SISU EM PERNAMBUCO

No IF Sertão, no câmpus Petrolina, há vagas para os cursos de Tecnologia em Alimentos (08); Licenciatura em Computação (03); Licenciatura em Química (10) e Licenciatura em Física (12). No campus Petrolina Zona Rural são seis vagas disponíveis para o curso de Viticultura e Enologia.

Já em Floresta há 17 vagas para Gestão da Tecnologia da Informação e 20 vagas para Licenciatura em Química. O câmpus Salgueiro oferta 17 vagas para Tecnologia em Alimentos, 12 para Licenciatura em Física e 21 para o curso de Sistemas para Internet.

Em Ouricuri, são 19 vagas para Licenciatura em Química. Na unidade de Serra Talhada a oferta é de 35 vagas para Licenciatura em Física.

RESULTADO

Os listões com os nomes dos aprovados serão divulgados pelo MEC na próxima quarta-feira (06). As matrículas serã de 13 a 18 de julho.

 

Tags

Autor