COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Eleições 2022: Pernambuco recebe a Caravana Educação Já, do Todos pela Educação, para debater ações para área educacional

Movimento Todos pela Educação está percorrendo o País com caravana para conversar com os pré-candidatos aos governos estaduais. Em Pernambuco, haverá encontros com Marília Arraes, Danilo Cabral, Raquel Lyra e Miguel Coelho

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 06/07/2022 às 12:31 | Atualizado em 08/07/2022 às 17:47
Notícia
X

Pernambuco recebe, desta quarta-feira (06) até a próxima sexta-feira (08), a Caravana Educação Já. O Movimento Todos pela Educação, responsável pela ação, vai apresentar aos principais pré-candidatos ao governo do Estado um conjunto de propostas para a educação.

Também apresentará um panorama com indicadores educacionais do País e de Pernambuco. Estão confirmados encontros com as equipes dos pré-candidatos Marília Arraes (Solidariedade), Miguel Coelho (União Brasil), Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral (PSB).

Somente na educação básica, Pernambuco tem cerca de 2,2 milhões de alunos, dos quais 77,4% estudam em escolas públicas, segundo dados do Censo 2020 do Ministério da Educação (MEC). A última etapa da educação básica, o ensino médio, é de responsabilidade dos Estados.

IDEB

Pernambuco tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade aferido pelo MEC, no ensino médio: 4,4. Acima dele estão Goiás, com 4,7, e Espírito Santo, com 4,6. No País o Ideb é 3,9. Os dados são de 2019.

"Pernambuco passou do 17º Ideb para o 3º do Brasil no ensino médio. Essa arrancada tem a ver com o avanço da educação integral, com proposta pedagógica inovadora. Queremos criar o ambiente para que essa política, que é vencedora, tenha continuidade independente de quem for o próximo governador ou governadora do Estado", diz a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

"Mas o Estado precisa apoiar mais os municípios na alfabetização, na expansão do modelo integral para o ensino fundamental, investir mais em educação profissional e na formação dos professores. São temas que precisam estar na agenda das propostas de educação dos candidatos", enfatiza Priscila.

NO PAÍS

Atualmente, segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, estudam no ensino médio 319.400 alunos nas escolas estaduais. Desse universo, 67,7% estão em colégios integrais e 32,3% nas escolas regulares. Há 518 unidades com o modelo de ensino integral.

Pernambuco é o 10º Estado a receber a Caravana Educação Já. No total serão visitadas 14 unidades da federação. A ação começou no final de abril. A programação também inclui conversas com a comunidade escolar e com formadores de opinião, entre jornalistas, empresários e influenciadores digitais.

Nos encontros, será entregue o documento Educação Já 2022, iniciativa coordenada pelo Todos, com a participação de especialistas, profissionais e organizações do campo educacional, visando subsidiar o poder público com diagnósticos detalhados e soluções concretas em dez temas estruturais.

O Todos Pela Educação é uma organização da sociedade civil com o objetivo de contribuir para melhorar para valer a qualidade Educação Básica no Brasil. Sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos, é financiada por recursos privados diversos, não recebendo qualquer tipo de verba pública.

DEBATE

Uma das ações que o Todos pela Educação fará nesta quarta-feira é participar de um debate promovido pelo movimento empresarial Atitude Pernambuco. O evento, gratuito e aberto ao público, necessita de inscrição prévia pois o número de participantes é limitado. Será às 19h no auditório do JCPM Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife.

O primeiro painel será apresentado por Priscila Cruz. O segundo convidado é o fundador do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e ex-presidente da Phillips na América Latina, Marcos Magalhães.

Depois dos painéis haverá um debate com os palestrantes e o mestre em Educação Matemática Luciano Meira, co-fundador do Porto Digital. A mediação será do diretor executivo do Atitude, Guilherme Cavalcanti.

Tags

Autor