COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Em ano de eleição, empresários de Pernambuco vão debater desafios da educação, em evento gratuito e aberto ao público

Movimentos Atitude Pernambuco, formado por empresários, e o Todos pela Educação farão um evento na próxima quarta-feira (06), no JCPM Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife. Inscrições para participar estão abertas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/07/2022 às 17:25 | Atualizado em 06/07/2022 às 12:04
Notícia
X

Somente na educação básica, Pernambuco tem cerca de 2,2 milhões de alunos, dos quais 77,4% estudam em escolas públicas, segundo dados do Censo 2020 do Ministério da Educação (MEC).

Uma das áreas que mais deve merecer atenção dos candidatos ao governo estadual e à Presidência da República, nas próximas eleições de outubro, é justamente a educação, sobretudo depois dos prejuízos causados pela pandemia de covid-19 para estudantes, professores e redes de ensino.

Para tratar dos desafios ligados ao tema, o movimento empresarial Atitude Pernambuco se junta ao Todos pela Educação e promove, na próxima quarta-feira (06), um debate cuja questão norteadora será: Como transformar a educação numa força para mudar Pernambuco?

O evento, gratuito e aberto ao público, necessita de inscrição prévia (clique aqui) pois o número de participantes é limitado. Será às 19h no auditório do JCPM Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife.

O primeiro painel será apresentado pela presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz. O segundo convidado é o fundador do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e ex-presidente da Phillips na América Latina, Marcos Magalhães.

Depois dos painéis haverá um debate com os palestrantes e o mestre em Educação Matemática Luciano Meira, co-fundador do Porto Digital e fellow do Lemann Center for
Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, sediado na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA). A mediação será do diretor executivo do Atitude, Guilherme Cavalcanti.

EXPANSÃO

Os empresários defendem que as políticas públicas precisam ser continuadas e aprofundadas para transformar a educação, de fato, em eixo estruturador do desenvolvimento local. "Vamos somar esforços para que o tema integre de forma estratégica o programa de todos os candidatos a governador de Pernambuco, com propostas e metas claras", ressalta Guilherme Cavalcanti.

"Reconhecemos o trabalho iniciado pelo governo estadual no começo dos anos 2000 e ampliado ao longo de várias gestões. Mas percebemos a necessidade de uma aceleração desse processo, especialmente no caso do ensino em tempo integral", acrescenta Guilherme.

Atualmente, segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, estudam no ensino médio - etapa da educação básica de responsabilidade do Estado - 319.400 alunos nas escolas estaduais. Desse universo, 67,7% estão em colégios integrais e 32,3% nas escolas regulares. Há 518 unidades com o modelo de ensino integral.

"Esse modelo, além de formar estudantes muito mais capacitados para os desafios do mundo contemporâneo, com uma grade curricular ampliada, também tem um impacto social relevante nas comunidades de baixa renda, ao manter os alunos em atividades pedagógicas por mais tempo e, com isso, longe da vulnerabilidade”, observa Guilherme.

INTEGRAÇÃO

"Mais do que um debate pontual, nosso objetivo é integrar as lideranças da sociedade, empresários, especialistas, organizações ligadas à educação e outros segmentos numa grande frente de defesa da educação como pilar de transformação da sociedade e que exige políticas e metas de longo prazo", defende Priscila Cruz.

O Todos Pela Educação estará esta semana no Recife com a Caravana Educação Já, uma iniciativa que percorre Estados de todas as regiões do País para engajar líderes, gestores e a comunidade escolar em torno dessa causa, além de promover encontros com os candidatos a governador.

"Entendemos que o Brasil e os Estados têm diversos desafios, mas o acesso ao ensino público de qualidade precisa fazer parte da agenda dos governantes e isso independe de ideologia. É uma questão de planejamento, investimento, metodologia e gestão", observa Priscila.

Tags

Autor