COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escolas de Aplicação da UPE: falta pouco para acabar inscrição. Veja vagas, datas das provas e concorrência

Para o ano letivo de 2023 serão oferecidas 388 vagas, das quais 258 vagas para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 12/07/2022 às 13:46 | Atualizado em 27/12/2022 às 16:16
Notícia
X

Falta pouco para terminar o prazo de inscrição na seleção dos quatro colégios de Aplicação vinculados à Universidade de Pernambuco (UPE). As quatro escolas integram a rede estadual de ensino e estão nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Para o ano letivo de 2023 serão oferecidas 388 vagas, das quais 258 vagas para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio. Desse total, metade é reservada para candidatos egressos da rede pública.

Interessados devem se inscrever até esta quarta-feira (13), exclusivamente pela internet, na página do processo seletivo. Importante ressaltar que na inscrição, é preciso incluir uma foto do candidato.

A taxa de inscrição terá o mesmo valor do ano passado, R$ 100, e pode ser paga até sexta-feira (15).

A seleção será realizada no dia 15 de novembro. Haverá aplicação de duas provas, português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas de múltipla escolha.

CONTEÚDO DAS PROVAS

O pró-reitor de graduação da UPE e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, informa que os conteúdos das provas foram revistos esse ano para adequação ao novo currículo de Pernambuco, necessidade imposta pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Todos os assuntos que poderão ser cobrados nas provas estão listados no manual do candidato, disponível na página do processo seletivo.

CONCORRÊNCIA

Até o fim da manhã desta terça-feira (12), segundo a comissão do vestibular, havia cerca de 4 mil inscritos na seleção. Como a inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa, esse número pode mudar já que o prazo de pagamento da taxa expira sexta-feira.

Desses 4 mil candidatos, cerca de 3 mil estão disputando as vagas do 6º ano do fundamental e 1 mil as do 1º ano do ensino médio.

Ano passado houve aproximadamente 3.500 candidatos, conforme a comissão do vestibular.

QUALIDADE DAS ESCOLAS

As escolas de Aplicação da UPE, assim como a da UFPE, se destacam nas avaliações de qualidade realizadas pelo governo federal (Ideb) e pelo Estado (Idepe). As unidades funcionam dentro de prédios que integram os diversos câmpus da UPE.

"São escolas públicas, portanto gratuitas, e de muita qualidade. Os alunos têm a possibilidade de estudar em espaços agregados à universidade, o que permite vivências acadêmicas diferenciadas", destaca Ernani Martins.

Os colégios de aplicação servem também como campo de práticas pedagógicas para os universitários que cursam licenciaturas na UPE. "Há também muito estímulo à iniciação científica", observa o pró-reitor da UPE.

Uma das queixas é a estrutura física. Nenhuma das quatro escolas tem prédio construído especificamente para abrigar um colégio. Existe uma proposta do governo estadual para construção desses edifícios, mas ainda não saiu do papel.

COTAS

Para as vagas do 6º ano, a cota é destinada a quem estudou os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal).

Para os concorrentes do 1º ano do ensino médio, as cotas serão para alunos que cursaram as séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano, pelo menos) em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal).

Leia aqui o manual do candidato

É vetada a participação do candidato no sistema de cotas que tenha estudado em escolas privadas na condição de bolsistas.

DIVISÃO DAS VAGAS

Veja a distribuição das vagas por escola:

Escola de Aplicação do Recife
6º ano (ensino fundamental) - 34 vagas
1º ano (ensino médio) - 10 vagas

Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
1º ano (ensino médio) - 56 vagas

Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
6º ano (ensino fundamental) - 80 vagas
1º ano (ensino médio) - 4 vagas

Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Petrolina
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
1º ano (ensino médio) - 60 vagas

APLICAÇÃO DA UFPE

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com 17 vagas ociosas neste ano letivo. Para preenchê-las será realizado um sorteio eletrônico virtual no dia 10 de agosto. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, entre 18 e 25 de julho.

São 10 vagas para o ensino fundamental e sete para o ensino médio. Não há vagas ociosas para duas séries: o 6º ano do fundamental e o 3º ano do médio. Do total de vagas, 10 vão para livre concorrência e sete para cotistas (que estudaram na rede pública).

Para participar do processo seletivo o candidato deverá estar, em 2022, cursando o mesmo ano ou a mesma série pleiteada na inscrição.

 

Tags

Autor