COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Colégio de Aplicação da UFPE define datas de inscrição para sorteio de 17 vagas ociosas

Colégio de Aplicação está com 17 vagas para serem preenchidas para o segundo semestre letivo de 2022. Inscrição para sorteio é gratuita

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 01/07/2022 às 16:42 | Atualizado em 04/07/2022 às 17:36
Notícia
X

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com 17 vagas ociosas neste ano letivo. Para preenchê-las será realizado um sorteio eletrônico virtual no dia 10 de agosto. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, entre 18 e 25 de julho.

São 10 vagas para o ensino fundamental e sete para o ensino médio. Não há vagas ociosas para duas séries: o 6º ano do fundamental e o 3º ano do médio. Do total de vagas, 10 vão para livre concorrência e sete para cotistas (que estudaram na rede pública).

Para participar do processo seletivo o candidato deverá estar, em 2022, cursando o mesmo ano ou a mesma série pleiteada na inscrição.

Veja aqui o edital

O primeiro semestre letivo de 2022 vai até este mês no Colégio de Aplicação. Em agosto serão as férias de alunos e professores. O segundo semestre, portanto, está programado para começar em 6 de setembro, quando vão ingressar os candidatos que forem sorteados.

VAGAS POR SÉRIE

A distribuição das vagas que vão para sorteio é a seguinte:

3 para o 7º ano do ensino fundamental (sendo 1 para cotista)
2 para o 8º ano do ensino fundamental (1 para cotista)
5 para o 9º ano do ensino fundamental (2 para cotista)
4 para o 1º ano do ensino médio (2 para cotista)
3 para o 2º ano do ensino médio (1 para cotista)

Veja a idade máxima que o estudante deverá ter até 31 de dezembro deste ano para concorrer:

13 anos de idade, para se inscrever no 7º ano do Ensino Fundamental
14 anos de idade, para se inscrever no 8º ano do Ensino Fundamental
15 anos de idade, para se inscrever no 9º ano do Ensino Fundamental
16 anos de idade, para se inscrever na 1ª série do Ensino Médio
17 anos de idade, para se inscrever na 2ª série do Ensino Médio

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo responsável legal do candidato, via internet, no endereço eletrônico https://sigaa.ufpe.br – no menu Processos Seletivos – na janela Processos Seletivos Infantil / Fundamental.

Aqueles que forem sorteados devem se matricular entre 22 e 24 de agosto.

ANO LETIVO DE 2023

Para o ano letivo de 2023, o colégio ainda não sabe como será a seleção. A decisão será tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão provavelmente até o próximo mês de agosto.

A dúvida é se será mantido o sorteio, adotado nos dois últimos anos por causa da pandemia de covid-19, ou voltará a aplicação de provas.

ESCOLAS DE APLICAÇÃO DA UPE

As quatro escolas de Aplicação que fazem parte da rede estadual de ensino e são vinculadas à Universidade de Pernambuco (UPE) vão oferecer 388 vagas para o ano letivo de 2023. Serão 258 vagas para turmas do 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 13 de julho. As escolas funcionam nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Tags

Autor