Alunos do ensino médio podem pedir gratuidade no SSA, vestibular seriado da UPE, até dia 24 de julho
Inscrição para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) vai até 18 de agosto. Mas o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até 24 de julho
Estudantes que desejam fazer o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Penrambuco (UPE), sem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 110, devem ficar atentos. O prazo para requerer a gratuidade vai até o próximo domingo (24), na página da seleção.
As provas do SSA 1 e do SSA 2 (para alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente) estão marcadas para os dias 11 e 12 de dezembro. Já os concluintes do ensino médio (3º ano), inscritos no SSA 3, terão avaliação um fim de semana antes, em 4 e 5 de dezembro.
A isenção do pagamento da taxa é concedida para os candidatos que possuem Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.
O candidato deve preencher, no momento da inscrição, no campo correspondente do formulário eletrônico, o seu NIS, exclusivamente em nome dele próprio. "Não são aceitas, para validação do benefício pelo Ministério da Cidadania, declarações em análise e NIS em nome de parentes do candidato", explica a UPE no manual do processo seletivo.
No Enem, a gratuidade é concedida a todo aluno de escola pública. Na UPE, não.
No dia 1º de agosto a UPE divulgará a lista dos estudantes que tiveram a gratuidade aceita. Entre 2 e 4 de agosto aqueles que não conseguiram isenção podem ingressar com recurso. Até 12 de agosto sairá a lista final com o posicionamento da comissão em relação aos recursos.
Os candidatos que não conseguirem a isenção, assim como os demais estudantes, têm até 22 de agosto para pagar a taxa de inscrição (R$ 110).
FORMATO
As inscrições para o SSA vão até 18 de agosto. Basta acessar a página do processo seletivo.
No formato do seriado, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano.
MAIS VAGAS
A UPE reserva metade das vagas de graduação para o SSA. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Enem, e coordenado pelo MEC.
Com a criação de dois novos câmpus (Surubim e Ouricuri) e a oferta de cinco novos cursos (terapia ocupacional, no Recife; licenciatura em computação, em Nazaré da Mata; enfermagem em Ouricuri; e sistemas de informação e engenharia de software em Surubim) haverá mais vagas para 2023: 1.800 para o SSA e 1.800 para o Sisu.
Somente quando conclui a terceira etapa do seriado, ou seja, o SSA 3, é que o candidato escolhe o curso que quer disputar a vaga.
VANTAGENS DO SSA
Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.
Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.
MUDANÇAS
Como agora em 2022 teve início a implementação do novo ensino médio, o SSA será alterado justamente para se adequar a essas mudanças. Mas as novidades afetarão, agora este ano, somente os estudantes do 1º ano, ou seja, quem se inscrever no SSA 1.
Os candidatos que já iniciaram a seleção em 2020 ou 2021 (e que farão agora o SSA 2 ou SSA 3, portanto) terminarão o processo no modelo usado até o ano passado.
Uma das mudanças é a nova configuração das provas. Antes os vestibulandos respondiam 10 testes, separados por disciplinas (português, língua estrangeira, matemática, física,
química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia).
Agora serão quatro, com as matérias agrupadas por área do conhecimento, semelhante ao que ocorre hoje no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais. Tem ainda a redação (só no SSA 3).
Será mantida a aplicação do seriado em dois dias, assim como o tempo de duração por dia, quatro horas. Também permanece a mesma quantidade de questões, 90 (45 por dia). Mas o número de quesitos por disciplina vai mudar.
No SSA 1 e no SSA 2, a prova de linguagens terá 22 questões e a de ciências humanas e sociais, 23. Para matemática haverá 21 perguntas e em ciências da natureza, 24.
PARA O SSA 3
No novo ensino médio, uma das novidades é a ampliação da carga horária, que passa de 2.400 horas para 3 mil horas. E o currículo é dividido em duas partes: uma igual para todas as escolas, chamada de Formação Geral Básica (FGB), que inclui as disciplinas já conhecidas; e outra que serão os Itinerários Formativos (IF). O conteúdo dessa segunda parte pode ser montado conforme os itinerários escolhidos por cada unidade de ensino.
Por isso, para os candidatos do SSA 3, a mudança em relação às provas é maior, a fim de contemplar os itinerários formativos. No primeiro dia, o fera terá as quatro provas objetivas (num total de 40 questões) e a redação, onde serão cobrados conhecimentos da formação geral básica.
No segundo dia haverá 60 quesitos com assuntos dos itinerários formativos. O estudante vai responder à prova sobre os itinerários que estiverem atrelados ao curso que graduação que ele se inscrever no SSA 3.