COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

PRECATÓRIOS FUNDEF 2022: Professores de Pernambuco não conseguem acessar site que informa valor de abono

Site montado pela Secretaria de Educação de Pernambuco para consultar precatórios do Fundef está instável desde o início da manhã desta segunda-feira (8), quando entrou no ar

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 08/08/2022 às 10:36 | Atualizado em 08/08/2022 às 11:25
Notícia
X

Trabalhadores da educação relatam dificuldade, na manhã desta segunda-feira (08), para acessar o site do governo de Pernambuco que mostra quanto cada um receberá de abono referente aos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A consulta é feita no endereço www.precatoriofundef.educacao.pe.gov.br.

A previsão inicialmente dada pelo governador Paulo Câmara era de pagar aos trabalhadores ativos e aposentados que mantêm vínculo com o governo nesta segunda-feira, mas houve problemas na liberação dos recursos. Para acessar o site e saber quanto o profissional terá direito, é preciso informar CPF e data de nascimento do beneficiado.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, o site entrou no ar às 8h. A dificuldade em entrar na página se deve, conforme a secretaria, à grande quantidade de acessos. Terão direito aos precatórios do Fundef profissionais do magistério educação básica da rede estadual de Pernambuco que atuaram entre 1997 e 2006.

Ao todo, 62.500 vínculos/matrículas serão beneficiados com o rateio. Deste total, 52 mil são servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o Estado, e 17 mil sem vínculo ativo com o Estado.

O valor recebido por Pernambuco dos precatórios do Fundef é de R$ 4,3 bilhões, e 40% desse total (ou seja, R$ 1,7 bilhão) serão pagos este ano. No dia 15 de julho, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou que os professores da rede estadual receberiam a primeira parcela do extinto Fundef nesta segunda-feira (8).

Tags

Autor