COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFPE está entre as mil melhores universidades do mundo. Do Brasil, são 21 no total

No Brasil, a mais bem colocada no ranking é a USP. Das 21 brasileiras, além da UFPE, há mais três da região Nordeste: as federais do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA) e do Rio Grande do Norte (UFRN)

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 16/08/2022 às 11:32 | Atualizado em 16/08/2022 às 18:42
Notícia
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as mil melhores universidades do mundo, segundo o Ranking Acadêmico 2022 das Universidades do Mundo, realizado anualmente pela empresa de consultoria Shangai Ranking, da China. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (15). Foram 21 instituições brasileiras, todas públicas.

Entre as nacionais, a mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP). Das 21 brasileiras, além da UFPE, há mais três da região Nordeste: as federais do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

No topo da lista mundial, a melhor de todas é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que lidera a lista de classificação há 20 anos. A Universidade de Stanford, também americana, permanece no segundo lugar. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no mesmo País, ficou na terceira posição.

O ranking é feito desde 2003 e apresenta anualmente as melhores universidades do mundo com base em um conjunto de indicadores objetivos e dados de terceiros. O ARWU foi reconhecido como o precursor dos rankings universitários globais e a tabela classificativa mais confiável.

Entre os seis indicadores objetivos para classificar as universidades do mundo estão o número de ex-alunos e funcionários vencedores do Prêmio Nobel e Medalhas Fields; número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados em revistas da Nature e Science; número de artigos indexados em Science Citation Index Expanded™ e Social Sciences Citation Index™ na Web of Science™; e desempenho per capita de uma universidade.

CLASSIFICAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

O ranking coloca a posição exata das cem primeiras universidades. Depois desse número, as instituições de ensino são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a posição entre elas. Ou seja: não há ordem entre as que aparecem na mesma faixa de classificação.

Veja aqui a lista completa

A UFPE, por exemplo, está no intervalo de 801 a 900. Com ela estão a UFC, a UFSM (Federal de Santa Maria) e UFPel (Federal de Pelotas). A USP está entre 101 e 150 e a Universidade de Campinas (Unicamp) entre 301 e 400.

PAÍSES COM MAIS UNIVERSIDADES NO RANKING

As universidades dos Estados Unidos dominam a lista das 1.000 melhores deste ano com 39 universidades entre as 100 melhores. A China tem nove no TOP 100 e o Reino Unido, oito. A Alemanha e França têm quatro no grupo das cem melhores classificadas.

As 10 melhores do mundo

1º Universidade de Harvard - Estados Unidos
2º Universidade de Stanford - Estados Unidos
3º Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - Estados Unidos
4º Universidade de Cambridge - Reino Unido
5º Universidade da Califórnia, Berkeley - Estados Unidos
6º Universidade de Princeton- Estados Unidos
7º Universidade de Oxford - Reino Unido
8º Universidade Columbia - Estados Unidos
9º Instituto de Tecnologia da Califórnia - Estados Unidos
10º Universidade de Chicago - Estados Unidos

UFPE

A UFPE tem cerca de 40 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Há ainda 400 alunos do Colégio de Aplicação. São 2.555 professores e 3.400 técnicos. A universidade completou 76 anos na semana passada, com o desafio de se manter diante do corte de R$ 12 milhões de verbas federais.

A universidade tem três câmpus: Recife, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Caruaru (Agreste). Os três campi comportam 13 Centros Acadêmicos

São 107 cursos de graduação, somando quase 31 mil alunos. A pós-graduação oferece 52 cursos de doutorado, 73 cursos de mestrado acadêmico, 14 cursos de mestrado profissional, 41 cursos de especialização presencial e 3 cursos de especialização EAD.

Tags

Autor