COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sisu 2023: UFPE oferece mesmo número de vagas de 2022, mantem bônus e muda pesos ou ponto de corte de sete cursos

Informações sobre o Sisu 2023 foram divulgadas pela UFPE nesta sexta-feira (07). Serão ofertadas 7.012 vagas. Para concorrer é preciso fazer o Enem, marcado para novembro deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/10/2022 às 18:27 | Atualizado em 07/10/2022 às 18:31
Notícia
X

Maior instituição de ensino superior do Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ofertar 7.012 vagas em 105 graduações no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve abrir inscrições no início de 2023. É o mesmo número disponibilizado na edição do Sisu deste ano. Para concorrer às vagas é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 13 e 20 de novembro.

A UFPE informa que estão mantidos os bônus para os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco. Serão 5.522 vagas para o câmpus Recife, 430 vagas para Vitória de Santo Antão e 1.060 vagas para a unidade acadêmica de Caruaru.

Em cada câmpus, metade das vagas é reservada para quem estudou todo o ensino médio em escola pública, atendendo à lei federal 12.711/2012.

Uma das novidades é a mudança de pesos ou notas mínimas em sete cursos: arquitetura, biomedicina, ciências contábeis, teatro, licenciatura em física e direito no Recife. E licenciatura em pedagogia em Caruaru. Nas demais graduações estão mantidos pesos e notas mínimas adotados no Sisu 2022.

BÔNUS

O bônus na nota final do Enem será dado para os seguintes casos:

- 10% para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano
- 5% para candidatos ao curso de medicina do campus Recife que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano
- 3% para candidatos ao curso de medicina do campus Recife que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

Tags

Autor