GUERRA NA UCRÂNIA: Putin vai usar armas nucleares? Putin ameaça guerra nuclear?
A utilização de armas nucleares é uma constante no conflito entre Ucrânia e Rússia
*Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos com contexto histórico que podem servir de base de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022
Com AFP
Com o prolongamento dos conflitos entre Ucrânia e Rússia, as ameaças por parte da Rússia de intensificar os ataques ou até de trabalhar com certos tipos de armas estão ocorrendo com o passar do tempo.
A principal ameaça é a utilização de armas nucleares por parte dos russos. O presidente da Rússia, Vladmir Putin, aludiu à bomba atômica em discurso televisionado em 21 de setembro.
Putin vai usar armas nucleares? Putin ameaça guerra nuclear?
No dia 21 de setembro, o presidente russo disse que estava disposto a utilizar "todos os meios" de seu arsenal contra o Ocidente, que acusou de querer "destruir" a Rússia.
Uma das ameaças mais recentes de ataque nuclear por parte dos russos veio do ex-presidente Dmitri Medvedev (2008-2012), que hoje é homem forte de Putin e número 2 no conselho de segurança russo.
O temor é que os russos usem dispositivos nucleares de pequena escala ou "táticos", que são usados em campo de batalha ou para ataques limitados, onde atingem apenas uma área específica, sem dispersar uma escala maior de radioatividade.
Entre 14 e 28 de outubro de 1962, o mundo esteve a ponto de um confronto nuclear na chamada "crise de mísseis", quando os Estados Unidos denunciaram a presença de mísseis em Cuba, instalados pela União Soviética.